UNASP abre as portas do primeiro museu de arqueologia bíblica da América Latina

Primeiro museu do tema da América do Sul conta com mais de 3 mil peças que abrangem um período de mais de 4 milênios

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, realizou a inauguração do Museu de Arqueologia Bíblica (MAB), o primeiro da América do Sul dedicado ao tema. O evento contou com a presença de autoridades, convidados e patrocinadores que contribuíram para a construção do prédio. Com investimento total de R$ 11 milhões, este valor inclui projeto e execução da marcenaria, vidros, iluminação e ar-condicionado nas vitrines. Além disso, está inclusa a confecção de réplicas em tamanho natural de artefatos arqueológicos, estrutura das salas administrativas e reserva técnica, aquisição de peças arqueológicas e a própria montagem do acervo.

O Museu de Arqueologia Bíblica (MAB) do UNASP abriga um acervo com mais de 3 mil itens, que traçam a história a partir do período do Bronze I (3300 a.C) até o século 16 d.C. Essas peças, tanto originais quanto réplicas, são testemunhos autênticos de civilizações passadas e foram coletadas de uma gama de locais que percorrem o globo, desde o Egito, Síria e Líbano, passando pela Jordânia, até chegar às terras da Inglaterra, Itália, Portugal e Grécia, sem esquecer do Iraque e Israel.

Entre os artefatos que compõem o acervo, destaca-se uma coleção de raridades que inclui um tijolo babilônico gravado com escrita cuneiforme, lamparinas que iluminaram eras passadas, brinquedos que pertenceram às crianças da antiga cidade de UR, tabletes cuneiformes que contêm a escrita de antigos administradores e pregos que foram usados em crucificações. Máscaras mortuárias egípcias também estão entre as joias do museu, oferecendo uma visão íntima dos rituais e crenças relacionados à morte no antigo Egito. O MAB ainda possui uma Bíblia Vulgata Latina de 1528, documento precioso para entender a evolução da fé cristã ao longo dos séculos. Adicionalmente, a coleção de numismática é vasta, com moedas que vão desde o período persa até o medieval, abarcando regiões do Oriente Próximo e Médio. A seção de obras raras não é menos impressionante, exibindo Bíblias e livros teológicos de valor inestimável, com destaques para dois manuscritos datados do século XII.

Roma Imperial lidera com quase 400 peças no acervo do MAB

O museu tem a curadoria do arqueólogo Dr. Rodrigo Silva da museóloga Dra. Janaina Xavier, do historiador Me. Sergio Micael e conta com o apoio do Curso de Licenciatura em História e de professores colaboradores do UNASP. O projeto foi idealizado pelo arqueólogo Dr. Paulo Bork, que iniciou a formação do acervo em 2000, quando foi inaugurada uma pequena sala de exposição junto à biblioteca do UNASP.

O Dr. Rodrigo Silva, arqueólogo, comentou durante o evento de inauguração do museu: “Estamos muito felizes e orgulhosos de inaugurar o primeiro museu de arqueologia bíblica da América Latina, que é fruto de um trabalho de mais de 20 anos de pesquisa e coleta de peças. O museu é um espaço de educação, cultura e fé, que visa aproximar as pessoas da Bíblia e do seu contexto histórico. Esperamos que o museu seja um instrumento de divulgação científica, e que possa inspirar as novas gerações a se interessarem pela arqueologia bíblica”.

Para Sergio Micael, historiador e professor do UNASP a faculdade tem o compromisso de oferecer uma educação de qualidade: “O museu de arqueologia bíblica é uma iniciativa que vai ao encontro da nossa missão, pois proporciona aos nossos alunos e à comunidade em geral um contato direto com as evidências materiais da Bíblia e do mundo antigo. O museu é um diferencial acadêmico e um atrativo turístico, que coloca o UNASP em destaque no cenário nacional e internacional”.

A construção do prédio do MAB foi possível graças à doação de patrocinadores voluntários, que se sensibilizaram com a importância do museu para a cultura e a fé. O projeto foi aprovado na Lei Rouanet, que permite que empresários da iniciativa privada doem até 4% do seu Imposto de Renda. Outra fonte de renda que possibilitou a construção do novo espaço foi as mensalidades do curso “A Bíblia Comentada” com Rodrigo Silva, o curso online conta com mais de 30 mil alunos e as mensalidades do curso tem como destino o projeto do MAB. O prédio possui uma área de 1.200 m², com espaços para exposição de longa duração e temporária, setor educativo, biblioteca, espaço de estudos, auditório, recepção, reserva técnica, laboratório e uma área externa com o Jardim da Bíblia (árvores mencionadas na Bíblia e elementos de cenário como a prensa de azeitona, poço, túmulo vazio, moinho de trigo e um altar de sacrifício dos tempos bíblicos).

Segundo o Dr. Rodrigo, o objetivo do museu é ampliar o conhecimento sobre o livro sagrado, iluminando as páginas da Bíblia com o contexto histórico e cultural em que foram escritas. “Ele visa fomentar a pesquisa e a educação, oferecendo aos visitantes uma experiência interativa e imersiva, com mostruários, painéis, vídeos e recursos tecnológicos”

O museu está aberto ao público aos domingos, de quarta à quinta das 09h às 17h, e na sexta-feira das 09h às 12h. A entrada no ano de 2023 é gratuita, mas é necessário agendar a visita pelo site do MAB. Devido à grande procura, os ingressos para a primeira parte do mês de novembro já estão esgotados. O museu fica dentro do UNASP, na alameda de entrada do campus, próximo à rotatória das bandeiras.

 

Sobre o UNASP

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é uma instituição educacional com 108 anos, oferecendo ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA e mestrado) e educação à distância. Conta também com um centro cultural e artístico, experiência internacional como intercâmbios e missões, esportes, entre outros. Com o ensino voltado ao contexto dos valores bíblicos, tem três campi pelo estado de São Paulo, sendo que um na capital, outro em Engenheiro Coelho e em Hortolândia. Para mais informações, acesse aqui.