Veja calendário de saque do dinheiro das contas inativas do FGTS

O presidente Michel Temer e a Caixa Econômica Federal divulgaram nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, o calendário de saque do dinheiro das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os recursos serão liberados gradualmente para evitar uma corrida às agências do banco público, que administra o fundo.

A partir de 10 de março, quem faz aniversário em janeiro e fevereiro já poderá retirar o dinheiro do FGTS inativo. A expectativa do governo é de que até 31 de julho todo o saldo disponível, de cerca 43 bilhões de reais, seja sacado por 30 milhões de trabalhadores.

Veja abaixo o calendário completo.

Mês de nascimento Quando pode sacar
Janeiro 10 de março
Fevereiro 10 de março
Março 10 de abril
Abril 10 de abril
Maio 10 de abril
Junho 12 de maio
Julho 12 de maio
Agosto 12 de maio
Setembro 16 de junho
Outubro 16 de junho
Novembro 16 de junho
Dezembro 14 de julho

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, disse que as agências do banco abrirão, a partir amanhã até sexta-feira, dia 17, duas horas mais cedo para atender à demanda dos trabalhadores por informações sobre o saque do FGTS inativo.

E no sábado, dia 18, as agências da Caixa em 1891 lugares funcionarão das 9h às 15h (de Brasília).

Quem tem direito ao saque?

Tem direito ao saque todos os trabalhadores que encerraram um contrato de trabalho formal até 31 de dezembro de 2015, seja porque pediram demissão ou foram demitidos e optaram por não sacar o dinheiro naquele momento.

O que é uma conta inativa?

Quando a pessoa possui um trabalho com carteira assinada, ela tem uma conta do FGTS ativa, na qual o trabalhador e o empregador depositam todos os meses uma determinada quantia.

A partir do momento em que o contrato de trabalho se encerra, seja porque o trabalhador pediu demissão ou foi demitido, a conta do FGTS se torna inativa, já que não há mais depósitos.

Há limite para o saque?

Não. Os trabalhadores poderão retirar todo o saldo das contas inativas, desde que a data de desligamento tenha sido até 31 de dezembro de 2015, respeitando o calendário de saque anunciado pelo governo hoje.

É importante ressaltar que uma mesma pessoa pode ter várias contas inativas do FGTS, uma para cada trabalho com carteira assinada que foi encerrado.

Como consultar meu saldo do FGTS inativo?

É possível consultar seu saldo do FGTS inativo no site da Caixa Econômica Federal. Para consultar os extratos, basta que o trabalhador insira o número do PIS/PASEP e cadastre uma senha na internet para acessar o sistema.

PIS/PASEP é a sigla do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, que englobam contribuições sociais devidas pelas empresas ao trabalhador.

A consulta ao saldo de contas inativas no fundo também pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, em outros canais de atendimento da Caixa e lotéricas.

Caso opte por ir até uma agência da Caixa, usar o autoatendimento do banco ou ir até uma lotérica, o trabalhador deve apresentar o Cartão Cidadão (no qual são depositados benefícios sociais geridos pelo banco, como seguro desemprego e o abono do PIS) para realizar a consulta.

Cuidados

A procura por informações sobre o saque do dinheiro do FGTS inativo tem sido tão intensa que golpistas estão aproveitando para roubar dados dos trabalhadores. Por isso, é preciso cuidado.

Desconfie de qualquer ligação, mensagem ou e-mail em nome do banco que ofereça para você consultar seu saldo, se você tiver que informar dados bancários e informações pessoais. Veja outras orientações importantes.

Vale a pena sacar o dinheiro?

Sim. Segundo especialistas em finanças pessoais, não vale a pena deixar de retirar o saldo total do FGTS inativo, se você tiver direito ao saque.

Isso porque o rendimento das contas inativas do FGTS é bem menor do que o de aplicações de renda fixa, por exemplo. Além disso, até hoje, esse dinheiro só poderia ser utilizado para financiamentos imobiliários ou se o trabalhador ficasse mais de três anos sem registro na carteira de trabalho.

Com os recursos liberados, o governo espera que a população pague dívidas, mas isso não é uma condição para o saque do dinheiro. Ou seja, será possível usar o saldo para qualquer fim, seja pagar contas, investir ou gastar.

Matéria: Anderson Figo/EXAME.com

 

Comentários