Vetoquinol promove treinamento de bem-estar animal para colaboradores

Uma das oito maiores indústrias de saúde animal do mundo, a Vetoquinol – que celebra 90 anos de fundação – promoveu treinamento com colaboradores de diferentes regiões do Brasil para conscientização e divulgação das boas práticas voltadas ao bem-estar animal do gado de corte e leiteiro. A iniciativa foi realizada durante o mês de fevereiro, nas cidades paulistas de Itatiba e Morungaba, e contou com cerca de 30 colaboradores da Vetoquinol. Para a organização do treinamento, a companhia teve ao seu lado a Bea Consultoria e Treinamento na Produção Animal.

“É uma iniciativa que visa orientar toda a equipe quanto à priorização do bem-estar animal para agregar em qualidade de vida dos animais e um importante incremento na produtividade (+@/ha/ano). O balanceamento entre o teórico e o prático foi essencial para a captação das informações valiosas compartilhadas”, explica Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol.

A teoria foi compartilhada nas manhãs dos dois dias, no Lazúli Hotel, em Itatiba (SP). Já a parte prática aconteceu na tarde de cada dia, na Fazenda Santa Adelaide, em Morungaba (SP). O cronograma do treinamento contou com temas importantes relacionados ao bem-estar, como o manejo racional, as formas de condução dos bovinos e a apresentação das melhores práticas para embarque e transporte.

“Houve também a explicação teórica sobre o padrão comportamental dos animais, capacidade sensorial, comportamento social e seus temperamentos. Também foram abordados, de forma prática, temas relacionados às fazendas, como a importância da identificação de pontos críticos no curral”, explica Coutinho.

O treinamento destacou a diferença dos manejos para animais recém-nascidos, em desmama, no pré-abate, no confinamento, além do momento de identificação e de vacinação. “Cada etapa faz com que sejam utilizadas diferentes estratégias para obter sucesso e evitar o estresse dos animais e até lesões, que podem prejudicar o relacionamento com os animais e a lucratividade das fazendas”, justifica o gerente.

Por fim, a Bea Consultoria preparou uma simulação de vacinação na Fazenda Santa Adelaide, assim como a condução dos bovinos com bandeiras para os colaboradores da Vetoquinol. Coutinho entende que “alguns fatores são cruciais para obter sucesso no manejo, como a criação de boas conexões com o rebanho e a preparação das acomodações, utilizando as ferramentas corretas para geração de conforto”.

“Por meio do treinamento, o time Vetoquinol fica ainda mais preparado para capacitação de peões e gerentes de fazendas de todo país”, finaliza o gerente.