VII Jornada Teatral abre programação de Ponto de Cultura e as comemorações de 35 anos do TAO

Teatro de Arte e Ofício (TAO) recebe, de 22 a 26 de abril, a VII Jornada Teatral, com dois espetáculos, duas oficinas e uma masterclass com Denise Weinberg. Os eventos, com entrada gratuita, abrem a programação do Ponto de Arte e Ofício, projeto contemplado pelo edital municipal de Pontos de Cultura de Campinas e as comemorações dos 35 anos do TAO, um dos palcos mais tradicionais da cidade, que já teve a presença de artistas como Paulo Autran, Laura Cardoso e Regina Duarte, dentre outros. Chegando à sétima edição, a jornada é realizada pelo grupo Os Geraldos, que administra o teatro desde o início de 2018, após ter revitalizado suas instalações.

Abrindo a programação, na segunda-feira (22), às 20h, o Barracão Teatro (Campinas) apresenta o espetáculo Circo do só Eu, um solo de palhaço com o ator Esio Magalhães. No espetáculo, o majestoso Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou prazerosamente o convite para se apresentar nesta cidade, até que recebe outra proposta muito mais lucrativa e decide cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo. Então, Zabobrim, o palhaço, apresenta sozinho números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia e música, no esforço, às vezes atrapalhado e confuso, de realizar sozinho o espetáculo de uma companhia inteira.

Na terça-feira (23), às 19h, o evento recebe Denise Weinberg, que realizará masterclass sobre o ofício do ator. Denise é atriz, diretora e professora. Fundou o Grupo TAPA, em que permaneceu durante 21 anos e foi contemplada com os principais prêmios do teatro brasileiro: dois prêmios Molière, três Mambembes, três APCA e um Shell, além de sete premiações no cinema. Em 2018, foi indicada ao Emmy Internacional de Melhor Atriz por seu trabalho na série Psi, da HBO.

Foto: Alice Dalgalarrongo.

Espetáculo “O Circo do Só Eu”, com Barracão Teatro, acontece no dia 22 (segunda-feira). Foto: Daniel Sena.

Na quarta (24) e na quinta-feira (25), às 19h, integrantes do grupo Os Geraldos ministram oficinas relacionadas às suas pesquisas. Na quarta-feira, a atriz Carolina Delduque oferece a oficina Tchekhov, Stanislavski e o ator – do texto à interpretação, um estudo prático, voltado ao trabalho do ator, de princípios de interpretação oriundos do Sistema de Stanislavski, apoiado em contos de Anton Tchekhov. Na quinta-feira (25), o ator e coordenador do grupo, Douglas Novais, realizará oficina e lançamento do livro A Poesia do Ator. A oficina teórica apresenta os princípios de uma investigação sobre o ofício e a formação do ator, tendo como ponto de partida as obras de Aristóteles. Ao final, os participantes poderão adquirir o livro autografado pelo autor.

Encerrando a programação, Os Geraldos realizam, na sexta-feira (26), às 20h, o espetáculo Números. Com mais de 10 anos de estrada, a peça é uma comédia em que um grupo de artistas mambembes se multiplica em diversas funções para apresentar uma série de números inspirados na tradição circense.

Ponto de Arte e Ofício

O Ponto de Arte e Ofício – projeto aprovado em primeiro lugar no edital municipal de Pontos de Cultura de Campinas – vai acontecer ao longo de 2019, com uma intensa e variada programação cultural gratuita, abrangendo duas frentes de atividades: artísticas, com mostras de teatro com grupos de outras cidades e de Campinas, como o Barracão, que abre a jornada, e formativas, com oficinas artísticas, aulas de gestão – incluindo tópicos de produção, comunicação e projetos culturais – e as masterclasses.

Masterclass com Denise Weinberg acontece no dia 23 (terça-feira) às 19h.

Além de Denise Weinberg,que abre as masterclasses trazendo como tema Interpretação, o TAO receberá Dagoberto Feliz falando sobre Direção; Kiko Marques no tópico de Dramaturgia e Roberto Gil Camargo, com masterclass sobre iluminação cênica.

Todas as atividades são gratuitas e realizadas pelo grupo Os Geraldos, em cuja página no Facebook é possível acompanhar as novidades e a agenda do TAO.

Cursos de Teatro

A jornada também encerra o período de inscrições para os cursos de teatro oferecidos no TAO: o Curso Livre de Teatro, que acontece aos sábados de manhã e o Curso de Formação de Atores, durante a semana à noite. Ambos os cursos oferecem preços acessíveis e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursososgeraldos@gmail.com.

Os Geraldos

Nesses 11 anos de trajetória, o grupo já apresentou seu repertório em mais de 70 cidades, de nove estados brasileiros, além de festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru. Recebeu 43 prêmios e, em 2017, foi indicado ao Prêmio Governador do Estado, na categoria Territórios Culturais, reflexo do intenso trabalho formativo que desenvolve em paralelo à criação e circulação de seus espetáculos, contribuindo para o desenvolvimento de artistas e grupos teatrais, sobretudo no interior paulista.

Serviço:

VII Jornada Teatral
De 22 a 26 de abril (segunda a sexta-feira)
Teatro Arte e Ofício – Rua Conselheiro Antônio Prado, 529, Vila Nova, Campinas /SP
Inscrições para oficinas: cursososgeraldos@gmail.com 
Espetáculos: retirada de ingressos uma hora antes de cada apresentação.

Todos os eventos são gratuitos.

Dia 22/4 (segunda-feira)
20h – Espetáculo O Circo do Só Eu – Barracão Teatro
Classificação: Livre – não é um espetáculo infantil| Duração: 60 minutos.

Dia 23/4 (terça-feira)
19h – Masterclass: Denise Weinberg

Dia 24/4 (quarta-feira)
19h – Oficina Tchekhov, Stanislavski e o ator – do texto à interpretação – Carolina Delduque (Os Geraldos)

Dia 25/4 (quinta-feira)
19h- Oficina e lançamento do livro A Poesia do Ator – Douglas Novais (Os Geraldos)

Dia 26/4 (sexta-feira)
20h – Espetáculo Números – Os Geraldos
Classificação: 14 anos | Duração: 60 minutos.

Mais informações: cursososgeraldos@gmail.com  ou www.facebook.com/osgeraldosteatro/ (19) 3327-1605 / (19) 99276-7571.

 

Comentários