XIII Festival Unicamp de Corais é atração do Theatro de Paulínia dias 8 e 9

A Primavera que já desponta na cidade também chega sonora. Nos próximos dias 9 e 10 de setembro, sábado, às 20h, e domingo, às 17h, acontece o XIII Festival Unicamp de Corais, organizado pelo Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural (CIDDIC). Com entrada gratuita, o público terá oportunidade de conferir oito coletivos com estilos e repertórios distintos que colocam a voz como um instrumento poderoso. As apresentações, que trazem sucessos de grandes cantores da música popular brasileira, como Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Flavio Venturini, Alceu Valença, Almir Sater e Renato Teixeira, além de grandes clássicos internacionais, serão realizadas no Theatro Municipal de Paulínia. Vale lembrar que a retirada de ingressos somente será feita na bilheteria do teatro, uma hora antes do início dos recitais.

No sábado, o performático grupo Zíper na Boca abre a programação sob a regência de Vívian Nogueira (que também assina a curadoria e coordenação geral do Festival), seguido do Coral Nota na Goela, de Vinhedo; Elenco Godspell; Coro Contemporâneo (bastante conhecido nas apresentações com a Sinfônica da Unicamp) e da Associação Coral de Chapecó, que vem de Santa Catarina para mostrar sua sonoridade.

No domingo, além do Zíper na Boca e do coletivo de Chapecó, sobem ao palco Projeto Guri de Piracicaba; Curso de Música Unasp, de Engenheiro Coelho; e Trato no Tom, de São Paulo.

Sobre os corais

A Associação Coral de Chapecó foi fundada em julho de 1975. Entre as maiores conquistas está a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Souza, concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina. O grupo já se apresentou por todo o sul do país, com destaque para a turnê Foz do Iguaçu e para Puerto Iguaçu, na Argentina. Participou do XI Concerto Internacional de Corais na cidade dos Andes, no Chile, e de um concerto na cidade de Mendoza, Argentina. Em outubro, participará do Festival Internacional de Corais – Centenário de Chapecó e Gracias Hermanos Colombianos, em Chapecó, com a presença do Coral de Medellin (Colômbia), da Universidade Missiones Argentina e de um representante do Uruguai.

O Coral do Curso de Música Unasp, de Engenheiro Coelho, é composto por alunos da licenciatura em música do Unasp. O grupo tem executado repertório variado, mas especialmente obras da literatura coral-sinfônica.

O Coral do Projeto Guri de Piracicaba desenvolve trabalho cênico associado ao canto, buscando explorar, além da técnica vocal a expressão corporal, a sensibilidade e a criatividade artística. Entre os destaques, está a gravação em estúdio e filmagem do videoclipe da música “Amor e Ijexá”, de Zeca Baleiro, em comemoração aos 21 anos do Projeto Guri, e a participação no show comemorativo no Teatro Ibirapuera junto ao artista; além do concerto “Sol, lá, cidade” e do “Concerto ao cair da tarde”, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e a construção e realização do musical “Duetos, canções e momentos”.

Em atividade há oito anos, o Coral Nota na Goela, de Vinhedo, já participou de diversos encontros importantes, como no Auto de Natal das TVs Século XXI e Globo (São Paulo). Atualmente faz um trabalho voltado para coro cênico, em que já protagonizaram montagens do musical autoral Festa de Arromba, Abba, Fantasma da Ópera, Rei Leão, Infantil anos 80, Luar do Sertão e Tributo ao Roupa Nova.

O grupo Trato no Tom existe há 15 anos e já participou do Festival Internacional de Cabo Frio, na Virada Coral, durante a XX Virada Cultural de São Paulo. Em 2016, foi selecionado para o Projeto “SP Cidade Coral” da Secretaria de Cultura.

Vinculado ao Centro de Integração Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), o Coral Unicamp Zíper na Boca é constituído por alunos e funcionários da Unicamp e pessoas da comunidade. Participa ativamente de festivais de coros, tendo se apresentado em 11 estados. Foi premiado em três edições do Mapa Cultural Paulista, representou o Brasil no XXVI Festival Internacional de Coros de Galvez (AR). Dentre os projetos do grupo destacam-se as montagens: Os Saltimbancos, ABBA Forever: The Mamma Mia Songs, Queen Rhapsody, Canta Brasil, Love is all you need: A Tribute to the Beatles, Swingin’with the Saints, Retrospectiva 30 anos, Amanhã há de ser outro dia e as 12 edições anuais do Festival Unicamp de Corais. Em 2011, recebeu a Medalha Carlos Gomes da Câmara Municipal de Campinas.

O Coro Contemporâneo de Campinas foi criado em 2009 por seu regente e por alunos do curso de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Desde sua criação, o grupo tem mantido intensa atividade, realizando diversos concertos no Brasil e no exterior, além de atuar em parceria com orquestras de Campinas e região. Além de seu extenso repertório a capella que inclui peças de todos os períodos da História da música com ênfase na música dos séculos XX e XXI, desde sua criação o grupo tem participado de diversas montagens de obras sinfônicas e operísticas. O espectro de sua atuação abrange, ainda, a participação em importantes eventos de música coral em âmbito nacional e internacional.

O Elenco Godspell Campinas foi formado a partir de um workshop de teatro musical sob a direção geral de Juliana Hilal. O coletivo já realizou o espetáculo “Minha Mãe e Meus Pais”, adaptação do musical “Mamma Mia”, e “Deu a Louca no Convento”, adaptação de “Mudança de Hábito”.

Programação

DIA 09 – sábado – 20h

CORAL UNICAMP ZÍPER NA BOCA – CAMPINAS/SP

Regente: Vívian Nogueira

CORAL MUNICIPAL NOTA NA GOELA – VINHEDO/ SP

Regente: Dinamar Depret

ELENCO GODSPELL CAMPINAS SP

Diretor Musical: Danilo Demori

ASSOCIAÇÃO CORAL DE CHAPECÓ/SC

Regente: Artemio Tibola

CORO CONTEMPORÂNEO DE CAMPINAS/ SP

Regente: Ângelo J. Fernandes

Dia 10 – domingo – 17h

CORAL UNICAMP ZÍPER NA BOCA – CAMPINAS/ SP

Regente: Vívian Nogueira

ASSOCIAÇÃO CORAL DE CHAPECÓ/ SC

Regente: Artemio Tibola

CORAL DO PROJETO GURI DE PIRACICABA/ SP

Regente: Vanessa R. Zambão

CORAL DO CURSO DE MÚSICA UNASP – ENGENHEIRO COELHO/ SP

Regente: Jetro M. de Oliveira

GRUPO VOCAL TRATO NO TOM – SÃO PAULO/ SP

Regente: Valter Satomi

Onde: Theatro Municipal Paulo Gracindo ( Rua José Lozano Araújo, 1551. Parque Brasil, 500. Paulínia/ SP).

Entrada gratuita. Retirada de Ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do evento.

 

Comentários