14ª Semana da Educação de Campinas começa hoje com programação diversificada

O evento, que ocorre entre os dias 26 e 28 de agosto, traz o tema Práticas sociais de letramentos: possibilidades e reflexões

Na próxima semana, de 26 a 28 de agosto, ocorrerá a 14ª Semana da Educação de Campinas. Esta edição será dedicada a debater o tema Práticas sociais de letramentos: possibilidades e reflexões. O encontro pretende apresentar aos participantes vivências inspiradoras, destacando inovações, oferecendo oportunidades de troca de experiências e conexões entre os saberes acadêmicos e práticos.
A Semana de Educação é construída coletivamente por representantes da Fundação Educar, Fundação FEAC, Diretorias de Ensino Estaduais e Secretaria Municipal de Educação de Campinas por meio do Movimento Educação Sempre. Ao longo das edições, já participaram mais de 25 mil pessoas.

Para o Secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge, a Semana de Educação já é uma referência na cidade: “São encontros com o intuito de provocar e refletir sobre Educação. A Semana da Educação é o ápice de um trabalho que acontece ao longo do ano sempre com o propósito de oferecer uma educação com mais qualidade àqueles que estão na escola”, diz.

A diretora executiva da Fundação Educar Isabela Pascoal Becker e que faz parte do Comitê de Governança do Movimento Educação Sempre, questiona: “É quase unânime afirmar ou ouvir que Educação é fundamental para qualquer pessoa, mas ao ouvir ou expressar essa frase o que isso nos provoca? Como nos conectamos com isso? A Semana da Educação busca dar luz aos temas, aos diferentes públicos, aos sucessos e desafios que a Educação em Campinas vivencia. Acreditamos que somente com essa troca e construção colaborativa, considerando alunos, educadores, gestores, pais, alunos, instituições privadas e poder público é que de fato vamos evoluir. A semana é o momento de imersão. Por isso, a Fundação Educar se dedica a essa semana com tanta disciplina. Como uma Fundação que nasceu há 35 anos a partir de uma empresa de Campinas, não poderíamos deixar de fazer parte. A palavra ‘Movimento’ marca o dinamismo e a colaboração, e a palavra ‘Sempre’ determina o que deve ser inegociável”, diz.

A FEAC, que também faz parte do Movimento Educação Sempre, acredita que discutir educação com os atores diretamente envolvidos permite que a fundação esteja em sintonia com as realidades vivenciadas nas escolas e comunidades locais. “A 14ª edição da Semana da Educação em Campinas é um evento de grande importância, que transcende o âmbito educacional e envolve uma cooperação intersetorial crucial para o desenvolvimento da cidade. Este evento serve como um ponto de encontro para educadores, gestores públicos, ONGs, instituições de ensino, empresas e a comunidade em geral, promovendo o diálogo e a construção coletiva de estratégias para a melhoria da educação.  Vejo a Cooperação Intersetorial como fundamental para abordar de maneira eficaz os desafios complexos que a educação enfrenta. Envolver diferentes setores permite uma abordagem integrada que vai além da sala de aula”, afirma Jair Resende, superintendente socioeducativo da Fundação FEAC.

Assuntos que serão abordados:

A abertura, que ocorre no Auditório Mackenzie no dia 26 de agosto (segunda-feira), a partir das 13h30, é dedicada a profissionais da assistência social, cultura, esporte e educação. O tema tratado neste dia será “Letramentos, Intersetorialidade e a Garantia de Direitos”.

No segundo dia, 27 de agosto (terça-feira), o encontro ocorre no Centro de Eventos SME, a partir das 7h30, com profissionais da educação infantil. O tema central será “A leitura de mundo pelos bebês e crianças”.

No dia 28 de agosto (quarta-feira), o evento acontece durante todo o dia no Centro de Eventos SME e é dedicado a profissionais dos anos iniciais, anos finais e ensino médio da rede pública. O encontro abordará o tema “Percursos Pedagógicos: letramentos em pauta”.

 

Conheça a programação completa do evento:

Dia 26 – Segunda-feira, das 13h30 às 16h30

Letramentos, intersetorialidade e a garantia de direitos
Com Prof. Dr. Leopoldo Rocha Soares – Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Articulação de Redes: uma construção possível
Com Vanessa Aguiar – Coordenadora técnica no Instituto Padre Haroldo.
Corpo, movimento e letramento
Com Luiz Marcelo Ribeiro da Luz – Gerente de Projetos.
A Música transforma
Com Luccas Soares – Fundador do Instituto Anelo.
Dia 27 – Terça-feira, das 7h30 às 12h30

Oralidade e Letramento: Processos Formativos e Investigativos
Com Regina C. Calvo de Faveri, Flávia Ferreira Leão Hatore e Patrícia Regina Infanger Campos – Gestoras nos CEI Alexandre Sartori Faria e CEI Professora Zuleika Hellmeister Novaes – Prefeitura Municipal de Campinas.
De Menina Bonita à Tayo: Educadoras(es) por uma escola antirracista
Com Maria Fernanda Luiz Paulo – Integrante do Núcleo de Instituições Colaboradoras/CEB.
Paisagens poéticas que habitam a escola das infâncias
Com Patrícia Bignardi Torres – Pedagoga e diretora no Instituto Dona Carminha.
A potência do aprender com a diferença
Com Ana Paula Seco Menardi – Doutora em Educação, e Sabrina Guimarães – Professora de educação especial.
O brincar como linguagem de conhecimento
Com Lucilene Silva – Educadora e especialista em cultura tradicional da infância.
Todo Professor e Professora é MC
Com Renan Inquérito – Artista.
Dia 28 – Quarta-feira (período da manhã), das 7h30 às 12h30 (Anos Iniciais)

Narrativas e produção leitora e escritora: interações no Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Com Renata Frauendorf – Doutora em Educação e formadora de professores.
A subversão do ensino de arte através do ensino com artes
Com Paulo Campos – Professor de arte da Rede Municipal de Campinas.
Bonde das estrelas – uma experiência de leitura expandida
Com Béu – Isabela Vilela – Artista e educadora.
Coautor-IA: Crítica e Técnica para Navegar nas Transformações da Escrita
Com Clara Cecchini – Escritora e professora de escrita criativa.
Insubordinação criativa e letramento matemático
Com Maria Isabel Ramalho Ortigão – Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática.
Uma aldeia para educar uma criança
Com Majori Silva – Escritora e contadora de histórias.
Dia 28 – Quarta-feira (período da tarde), das 13h15 às 17h45 (Anos Finais e Ensino Médio)

Narrativas e produção leitora e escritora: interações no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio
Com Heloísa Martins Proença – Pedagoga, pesquisadora, formadora e assessora educacional.
Letramentos e conhecimento em matemática
Com Alessandra Rodrigues de Almeida – Docente universitária.
Coautor-IA: Crítica e Técnica para Navegar nas Transformações da Escrita
Com Clara Cecchini – Escritora e professora de escrita criativa.
Letramento étnico-racial
Com Eliete Aparecida Godoy – Docente universitária e Diretora na Faculdade de Pedagogia da PUC.
Educação midiática e leitura de mundo na era da inteligência artificial
Com Mariana Ochs – Coordenadora do EducaMídia e pós-graduanda da ECA-USP.
Uma aldeia para educar uma criança
Com Majori Silva – Escritora e contadora de histórias.