fbpx

7º Prêmio Ação pela Água irá reconhecer ações que transformaram a gestão da água nos últimos 30 anos

Promovida pelo Consórcio PCJ, edição de 2019 terá categoria exclusiva para jornalistas e assessores de comunicação que escreveram reportagens de impacto sobre a água

Para celebrar 30 anos de atividades do Consórcio PCJ, esse ano o Prêmio Ação pela Água chega a sua sétima edição e irá premiar projetos e ações executados nessas três décadas por instituições localizadas nas Bacias PCJ que impactaram a disponibilidade hídrica da região, como também os veículos de comunicação que produziram reportagens de grande sensibilização ambiental sobre a temática da água.

As inscrições estão abertas ao recebimento dos projetos e das reportagens jornalísticas desde o dia 12 de março pelo site www.agua.org.br/premio-acao-pela-agua, divididas em seis categorias: poder público de municípios associados ao Consórcio PCJ, setor empresarial associado ao Consórcio PCJ, Instituições não associadas ao Consórcio PCJ, Sociedade Civil, Ensino e pesquisa, e a categoria Imprensa que se subdivide em três segmentos (impresso/digital, rádio e televisão).

Os postulantes à premiação terão de enviar seus projetos ou reportagens até o dia 22 de julho de 2019. A divulgação dos finalistas acontecerá no dia 30 de setembro, após análise de comissão julgadora que será composta por especialistas do setor ambiental e de gestão de recursos hídricos, acadêmicos e profissionais de comunicação.

Os jornalistas e profissionais de comunicação terão de escrever um breve resumo sobre a reportagem e enviar link para baixa-la da internet ou assistir pelo YouTube. Exemplo de modelo de como deve ser a inscrição e o resumo das matérias jornalísticas constam no site do prêmio.
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail premio@agua.org.br

O 7º Prêmio pela Água é promovido pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000, com o objetivo de reconhecer as boas práticas ambientais e de trato com a água. A edição 2019 conta com o apoio Institucional de: Agência de Bacias PCJ, ARES-PCJ, Comitês PCJ, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) e do Observatório Governança da Água.

Confira as Categorias de Premiação

CATEGORIA I: Poder público de municípios associados ao Consórcio PCJ (secretarias, autarquias e demais departamentos da administração pública).

CATEGORIA II: Setor empresarial associado ao Consórcio PCJ (empresas privadas ou de capital misto).

CATEGORIA III: Instituições não associadas ao Consórcio PCJ (iniciativas do poder público e do setor privado não vinculadas ao quadro de associados do Consórcio PCJ).

CATEGORIA IV: Sociedade Civil (ONGs, OSCIPs, Institutos, Fundações, e outros representantes de organizações civis sem fins lucrativos).

CATEGORIA V: Ensino e pesquisa (escolas, faculdades, universidades, centros de pesquisa e inovação).

CATEGORIA VI: Imprensa (jornais, emissoras de TV, rádio, portais de internet e assessorias de imprensa), divididos nos segmentos:

• SEGMENTO I: Reportagem jornalística em veículo impresso ou meio digital;
• SEGMENTO II: Reportagem jornalística em emissora de TV;
• SEGMENTO III: Reportagem jornalística em emissora de rádio.

Sobre o Consórcio PCJ:
O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 27 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

  

Comentários