Obra nas praças Floriano Peixoto e Rui Barbosa viabiliza melhorias às pessoas com deficiência
Iniciativa beneficia cadeirantes e pessoas com deficiência visual e auditiva
Para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência, como cadeirantes e portadores de deficiência visual e auditiva, a Prefeitura de Mogi Mirim iniciou uma série de melhorias nas praças da região central, onde possui maior movimentação de pedestres e, portanto, importantes locais para a implantação de infraestrutura acessível. Sob a coordenação da Secretaria de Obras e Habitação Popular, a empresa Mogicom Construtora já iniciou os trabalhos na praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho. Na sequência, a obra será realizada na praça Rui Barbosa, também no Centro. A previsão é que os serviços sejam finalizados em até 60 dias.
Na prática, a obra consiste na instalação de calçadas de concreto acessíveis no entorno de toda a praça, o que facilita o acesso aos cadeirantes. Além disso, será instalado piso direcional para os portadores de deficiência visual.
A iniciativa é resultado de empenho da vereadora Luzia Cristina Cortes Nogueira; da secretaria de Relações Institucionais, Maria Helena Scudeler de Barros e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Dayane Amaro junto às Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Secretaria de Estado de Direitos das Pessoas com Deficiência, por meio de convênio com o programa “Calçadas Acessíveis”. O grupo conseguiu verba no valor de R$ 250 mil e, em contrapartida, a Prefeitura investe R$ 2 mil.
“As calçadas acessíveis são essenciais, pois garantem a mobilidade dos cidadãos, inclusive daqueles com deficiência física, visual ou auditiva. Além disso, elas contribuem para a inclusão social e para a qualidade de vida das pessoas”, destacou a vereadora Luzia Cristina Cortes Nogueira.