Convênio com o Governo do Estado garante kits de Libras para as escolas municipais

Em mais um passo significativo rumo à educação inclusiva, a Prefeitura de Itapira formalizou, no final de outubro de 2023, um convênio com o Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência e o Programa Cidade Acessível para a transferência de 42 kits de livros de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para serem utilizados nas escolas municipais.

A entrega simbólica dos materiais ocorreu no dia 14 de novembro na sede da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em São Paulo. Cada kit é composto por cinco livros abordando temas essenciais como Alfabeto e Números, Alimentos, Animais, Cores, Esporte e Lazer. Cada exemplar apresenta palavras em Libras acompanhadas de desenhos correspondentes, facilitando o aprendizado e o diálogo inclusivo.

A Coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Valdinéia da Penha Mendonça, promoveu a entrega dos kits para gestoras municipais dos segmentos Infantil II e Fundamental I. Ela ressaltou a importância do convênio e forneceu instruções sobre o armazenamento e disponibilização nas escolas municipais. “Esses livros representam mais um passo importante para a consolidação da educação inclusiva em Itapira, garantindo o acesso pleno dos alunos a materiais essenciais e reforçando o compromisso do município com a promoção dos direitos de todos os cidadãos, conforme preconizado pela Constituição Federal de 1988”, afirmou.

Os objetivos do convênio são amplos e incluem a ampliação do acesso a materiais educacionais para pessoas com deficiência, o estímulo ao conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais entre crianças e cidadãos, além da promoção de ações de conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência e a educação inclusiva.

A iniciativa conta com o apoio e cooperação da Biblioteca Municipal e associações parceiras da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Promoção Social por meio do Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência).