Como os esportes coletivos contribuem com a saúde mental?

(Créditos: PeopleImages / iStock)

Praticar esportes em grupo pode trazer diversos benefícios para a mente, sendo até mais benéfico do que modalidades individuais

Não faltam estudos para comprovar que a prática regular de qualquer esporte promove diversos benefícios para o corpo e a mente. Contudo, aqueles que costumam praticar uma modalidade coletiva podem apresentar resultados mais satisfatórios em termos de saúde mental, aponta uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores acompanharam mais de 11 mil jovens entre 9 e 13 anos de idade, todos praticantes de algum tipo de esporte. Os resultados indicam que aqueles que praticavam alguma modalidade individual (como luta, por exemplo) eram mais propensos a apresentar distúrbios comportamentais e emocionais, como ansiedade, falta de concentração e estafa mental.

Já os jovens que praticavam esportes coletivos iam na contramão dessa tendência, apresentando níveis reduzidos de ansiedade, depressão e isolamento. O hábito incentiva as crianças a interagirem mais, então quase todas também eram mais desenvoltas em termos de socialização. O estudo teve como foco apenas crianças e adolescentes, mas não há limite de faixa etária para tais benefícios.

Todos os benefícios pontuados na pesquisa se somam àqueles já conhecidos, que se fazem presentes em qualquer tipo de atividade física. Praticar um exercício estimula a produção dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer, que por sua vez deixam a mente mais relaxada e feliz. Além de fazer bem para o corpo, também é uma forma de aumentar o bem-estar cotidiano.

Qual o esporte coletivo mais praticado?

Existem muitos esportes coletivos populares no Brasil, como futebol, vôlei e basquete. Dentre eles, podemos destacar o futsal, que, além de ter bastante adeptos no país, também é uma modalidade bem acessível.

O futsal é uma das modalidades coletivas mais praticadas no Brasil e está rodeada de benefícios: melhora o condicionamento físico e o desenvolvimento cognitivo, fortalece o sistema cardiovascular e, não menos importante, promove a socialização entre todos que estão jogando. É um esporte benéfico tanto para jovens quanto para adultos.

Em comparação ao futebol, há poucas diferenças. A principal delas está no ambiente em que é praticado: enquanto o futebol utiliza campos de gramado, o futsal acontece em quadras cobertas. Por isso, o tipo de equipamento também muda: a chuteira de futsal é diferente, trazendo um solado liso e sem travas, mais adequado para a superfície de uma quadra.

Seja em escolas, clubes ou áreas públicas, é possível encontrar quadras de futsal com facilidade, sendo a oportunidade perfeita de aderir a um esporte coletivo e cuidar melhor da saúde mental.