Holambra recebe exposição fotográfica “Uma Capela no Caminho”

Fotos da Exposição Itinerante, assinada pelo premiado Guilherme Baffi, permanecem até 21 de setembro no Centro de Cultura e Eventos com entrada gratuita

Holambra é o novo destino da Exposição Itinerante “Uma Capela no Caminho”, novo projeto do premiado fotógrafo Guilherme Baffi que ficará disponível para visitação até 21 de setembro do Centro de Cultura e Eventos, ao lado do Moinho, com entrada gratuita.

A mostra reúne de segunda a sábado, das 9h30 às 18h, 50 imagens de construções que mesclam suntuosidade e simplicidade e que levam ao público diferentes cenários, contornos, traços de época e perspectivas de fé e religiosidade. Todas elas, no entanto, capturadas pela curiosidade e pelas lentes do fotografo rio-pretense em viagens e coberturas jornalísticas diárias.

Além de retratar as capelas que cruzaram sua trajetória em experiências de lazer e trabalho, Guilherme busca instigar e estimular os visitantes a trilhar, como ele, o caminho da fotografia.

“Sem preconceitos ou barreiras religiosas, a exposição é um convite para que todos busquem as histórias contadas pelas construções. As capelas dizem muito sobre o povo, a cultura, política e economia. É também uma celebração da fotografia, da arte de captar aquilo que chama a atenção e ressaltar belezas escondidas”, conta.

Por influência da família, Guilherme desde cedo encara as capelas com olhar atento que busca, além da religião, a verdade que cada uma delas conta e esconde. Essa inquietação deu origem aos registros e à exposição, produzidos com apoio do ProAC, do Governo do Estado, e patrocínio das empresas Kodilar, Natural Life, Itamarati, Rede Sol, Arco-Íris e Hidroveda. O projeto prevê também visitas monitoradas e um workshop, com data ainda indefinida, sobre a arte de fotografar e o processo que levou o artista a registrar essas obras da arquitetura e cultura.

De acordo com a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, essa é uma atração imperdível para quem gosta de fotos, arquitetura, história e religiosidade. “São imagens muito bonitas e que conversam diretamente com as pessoas”, ressalta. “O Guilherme é um fotógrafo experiente e de muita sensibilidade. Soube captar a essência das capelas e transportá-las para sua exposição”.

Guilherme herdou o gosto pela fotografia de seu pai, Edson Baffi, um dos fotógrafos mais respeitados de São José do Rio Preto. Ocupante da cadeira nº 15 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, Baffi era um artista das lentes, sensível à poesia da cidade e à importância das circunstâncias cotidianas.

Com esse mesmo talento e a vocação artística nos genes, o autor de “Uma Capela no Caminho” é dono de uma carreira repleta de prêmios – incluindo o Prêmio Internacional Hamilton Ribeiro, o Prêmio Foto Arte de Brasília e a seleção de imagens feitas por ele para integrar edições do livro “O melhor do fotojornalismo brasileiro”, da Editora Europa. Essa será sua segunda exposição em Holambra – a primeira, “Meu palco é a rua”, abriu a programação do Festival de Inverno há dois anos, em julho de 2016.

 

Comentários