Ação da Patrulha Ambiental e da Guarda Municipal resulta em prisão de acusado de envenenar gatos

Uma ação conjunta da Guarda Civil Municipal e da Patrulha Ambiental de Itapira realizada na manhã desta segunda-feira, 10, resultou na prisão de uma pessoa por maus tratos e morte de animais por envenenamento. O caso envolve a morte de aproximadamente 10 gatos no bairro Braz Cavenaghi, todos com sintomas de envenenamento.

Acionados por vizinhos, a Guarda Civil Municipal e a Patrulha Ambiental compareceram ao local e conseguiram recolher três corpos de gatos mortos, uma vez que alguns tutores já tinham dado a devida destinação aos seus animais que haviam morrido no fim de semana. Uma equipe do IC (Instituto de Criminalística) foi acionada e os corpos foram periciados e, após exame necroscópico, foi constatado o envenenamento.

Na casa do acusado, os guardas e a Patrulha Ambiental encontraram doses do veneno, popularmente conhecido como ‘chumbinho’, misturado à salsichas e sardinha.

O dono da residência foi encaminhado à delegacia para esclarecimentos à delegada Cintia Rubim e após depoimentos coletados e resultado do laudo necroscópico, o mesmo foi preso em flagrante por morte por maus tratos pelo Artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98. A fiança arbitrada foi de mil reais e como o valor foi recolhido pelo réu o mesmo responderá ao processo em liberdade. “Essa é a primeira prisão em flagrante em Itapira por maus tratos. Foi um trabalho em conjunto com outras forças e que espero que sirva de exemplo para que casos como esse não voltem a acontecer”, afirmou o Chefe da Divisão de Proteção e Bem Estar Animal de Itapira, Rogério Oliveira.

Além da prisão, o réu será autuado e multado pela Divisão de Proteção e Bem Estar Animal da Patrulha Ambiental de acordo com a Lei Municipal de Combate a Maus Tratos, Lei Municipal nº 5.404/15 em R$18 mil reais, R$6 mil reais por animal comprovadamente morto por envenenamento. “No caso até agora, foram oficialmente comprovadas três mortes por envenenamento”, esclareceu Oliveira. Além disso, o mesmo também será autuado e multado pela Polícia Militar Ambiental de acordo com o determinado pela legislação Federal.

 

Comentários