Águas de Holambra promove ação voltada à terceira idade

Informações sobre o saneamento básico e os problemas causados pelo descarte de lixo na rede coletora de esgoto, assuntos frequentemente trabalhados pela Águas de Holambra com a comunidade, têm despertado o interesse de pessoas da terceira idade do município. Para tirar dúvidas sobre esses temas, a concessionária realizou uma Roda de Conversa no Salão da Terceira Idade.

Conduzida por João Felipe Rodrigues, auxiliar de projetos socioambientais da Águas de Holambra, a Roda de Conversa debateu assuntos como a importância do saneamento básico para a população e sua relação com a saúde pública, bem como o papel do cidadão no que se refere à maneira como se relaciona com a produção e descarte de resíduos.

Maria Aparecida Draheim, coordenadora de projetos socioambientais da concessionária, explica que a ação faz parte do Programa Afluentes e tem o objetivo de aproximar a população dos serviços prestados pela concessionária.

“A Roda de Conversa é uma maneira simples e objetiva de ouvirmos as pessoas e tirarmos suas dúvidas sobre saneamento básico. Acreditamos que, com medidas simples como essas, aos poucos, teremos uma comunidade mais consciente e com novos hábitos de conservação e proteção ao meio ambiente”.

DINÂMICA – Quatro conceitos fundamentais foram abordados no encontro com a comunidade: abastecimento e tratamento da água; esgotamento sanitário; drenagem; coleta e destinação dos resíduos sólidos.

“Esses serviços são de suma importância para saúde e bem-estar social da população. Por isso, pedimos às participantes que listassem livremente as ações que praticam no dia a dia, com relação a esses assuntos, e fizemos uma análise dos possíveis impactos na família e comunidade”, explica Maria.

Depois de relacionar as práticas, as participantes foram orientadas sobre o uso consciente da água nas tarefas diárias e o descarte correto de restos de alimentos e do óleo utilizado no preparo das refeições.

AFLUENTES – As Rodas de Conversa acontecem mensalmente e são viabilizadas pelo Programa Afluentes, que tem por objetivo fomentar a participação e a interação da população, com atividades voltadas ao fortalecimento da mobilização e organização comunitária para que as pessoas compreendam a importância do abastecimento de água tratada em suas residências, da coleta e do tratamento de esgoto para o meio ambiente urbano, para a saúde pública e para a melhoria da qualidade de vida.

 

Comentários