APARELHO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO HOSPITAL MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA REALIZA QUASE 2 MIL EXAMES EM UM ANO DE OPERAÇÃO

O aparelho de ressonância magnética instalado no Hospital Municipal Walter Ferrari completou um ano em operação nesta sexta-feira, dia 12 de maio. Nesses 12 meses, foram realizados 1.860 exames com o novo equipamento, que colocou Jaguariúna na vanguarda do diagnóstico por imagem na rede pública de saúde.
O investimento possibilitou à Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, zerar a fila de espera por exames de ressonância. Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, a ressonância magnética é uma avaliação de alto custo e com uma grande demanda reprimida na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
“Antes da inauguração do equipamento, as solicitações para esse exame eram encaminhadas para a regulação estadual e realizados nas cidades de Campinas, Bragança Paulista e Guarulhos ou para serviços privados, com a demora de até um ano”, informa a secretaria.
Atualmente, os exames de ressonância são realizados em até dez dias após a entrada do pedido na Central de Regulação Municipal.
O aparelho de ressonância instalado no Hospital Municipal, da marca Siemens, é de última geração e foi adquirido com recursos federais por R$ 2,9 milhões. Também houve investimento nas adaptações estruturais e construção de uma sala baritada – com proteção radiológica – para receber o equipamento dentro do hospital.
O equipamento está instalado no Centro de Diagnóstico por Imagem, onde já se encontram os equipamentos de raio-x e de tomografia, entre outros. Ele consegue criar imagens em alta definição das estruturas internas do corpo humano. Serve para fazer o diagnóstico de tumores, doenças cardiovasculares, hepáticas, ortopédicas, renais, cerebrais, entre outras. É um exame que pode ser realizado em praticamente todas as partes do corpo humano e que possui uma ampla gama de indicações e de diagnóstico.

Foto: arquivo