Blitz na Norte-Sul resulta em 13 autuações nesta segunda-feira, 2 de outubro
Crédito: Divulgação/Emdec
Operação de fiscalização envolveu a Emdec e a Polícia Militar; 25 veículos foram abordados
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Polícia Militar realizaram mais uma operação de fiscalização integrada nesta segunda-feira, 2 de outubro, na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), no sentido Guarani-Taquaral, próximo à rua Cônego Pedro Bonhomme. Ao todo, foram 13 autuações, aplicadas a 12 motocicletas e um automóvel. A ação integra a Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2023 e a Campanha #Desacelera.
No total, foram 25 veículos abordados. Entre as 13 autuações, houve casos relacionados às condições dos veículos (características alteradas, pneus irregulares, ausência de retrovisor e escapamento irregular) e documentação (licenciamento irregular e Carteira Nacional de Habilitação vencida). Duas motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal e outros três motociclistas regularizaram as situações identificadas no local, conforme permite a legislação.
Focadas na abordagem de motociclistas, as operações buscam identificar infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, tais como placas encobertas ou adulteradas, pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta. A Polícia Militar também realiza as abordagens sob o aspecto criminal. O objetivo principal é ampliar a segurança viária a partir da dissuasão de comportamentos de risco e, assim, prevenir acidentes.
As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da mobilidade urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.
#Desacelera
A fiscalização é um dos pilares da Campanha #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, lançada pela Emdec em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). Ela também é composta por ações de comunicação e educação; e tem como principal público-alvo os motociclistas e a conscientização sobre o respeito aos limites de velocidade.
O excesso de velocidade aparece como fator de risco em 25% dos 16 casos fatais analisados pela Emdec no primeiro semestre de 2023. Em vias urbanas e rodovias, foram 70 vidas perdidas no período. Os motociclistas ou garupas representaram 38,6% (27 óbitos) das vítimas fatais.
Semob 2023
A Semana de Mobilidade Urbana de Campinas promove, até o início de outubro, diversas ações de conscientização sobre segurança viária, com foco na preservação de vidas no trânsito. A programação completa está disponível no hotsite www.emdec.com.br/semob.