Capacitação abordou a garantia de acesso e atendimento da população LGBT+

Na segunda-feira, 10, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social, realizou a capacitação da Rede de Proteção Social, envolvendo entidades, membros de conselhos da área de assistência social e trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

Com a temática “Garantia de Acesso e Atendimento da População LGBT+”, ministrada pela equipe do Centro de Referência LGBT+ de Campinas, a capacitação aconteceu no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, na Avenida Prestes Maia.

A iniciativa integra o Programa de Educação Permanente do SUAS e o Projeto de Educação Não-formal em Direitos Humanos, buscando sempre trazer uma atenção especial às garantias de direitos humanos sobretudo das populações e comunidades historicamente vulneráveis e/ou fragilizadas

Valdirene dos Santos, que ministrou a capacitação, é assistente social da rede de Campinas e está há mais de 20 anos à frente da Coordenação do Centro de Referência LGBT+ de Campinas/SP, que é pioneiro no país. Ela também é militante da causa LGBT+ e uma das pessoas envolvidas na Comissão Extraordinária de Direitos Humanos do Senado Federal

Outra capacitadora foi Karen Martins, bacharela em Serviço Social e pós-graduada em Gestão em Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é Assistente Social no Centro de Referência LGBT+ de Campinas.

A palestra interativa contou com a participação também do Coletivo LGBT+”Amparo Diversidade”.