Centro de Hemodiálise conclui triagem dos 12 primeiros pacientes e procedimentos serão iniciados na segunda

Começam nessa segunda-feira, 18, os procedimentos de diálise no Centro de Hemodiálise de Itapira. Na terça-feira, 12, e na quinta-feira, 14, os 12 primeiros pacientes que serão atendidos na Unidade de Terapia Renal Substitutiva do município foram triados pela equipe médica, de enfermagem e multidisciplinar.

“Não tenho palavras para descrever a emoção desse momento. Esse Centro foi algo sonhado, planejado e construído para oferecer mais qualidade de vida a esses nossos pacientes que hoje fazem o tratamento em Mogi Mirim e precisam se deslocar para lá três vezes por semana. É uma grande realização para nossa cidade”, declarou o prefeito Toninho Bellini.

Inaugurado no dia 2 de fevereiro, o Centro de Hemodiálise de Itapira conta com 14 máquinas de hemodiálise de última geração e poltronas específicas para as sessões, além de um moderno sistema de osmose reversa, que é considerado o coração da unidade. Aproximadamente R$ 3,3 milhões foram investidos na reforma do prédio, aquisição de equipamentos e mobiliários e contratação de serviços.

O atendimento começa na segunda-feira, 18, com a diálise de três pacientes no turno da manhã e três pacientes no turno da tarde. Na terça, serão mais seis pacientes que iniciarão os procedimentos, três por turno. Desta forma, os 12 pacientes triados essa semana serão atendidos nessa primeira etapa e, concomitantemente, outros que hoje fazem o tratamento em Mogi Mirim serão submetidos ao mesmo processo até que todos passem a ser atendidos em Itapira.

O fluxo de atendimento para 50 pacientes, que é a demanda inicial da unidade itapirense, será com funcionamento de segunda a sábado das 6h00 às 18h00, sendo que haverá divisão em dois grupos e dois turnos: 1º grupo: de segunda, quarta e sexta; e 2º grupo de terça, quinta e sábado.

Para o atendimento de 50 pacientes, o custo mensal chega a R$ 156.630,50 e nesse início de atividades a Prefeitura conta com verbas provenientes de emendas parlamentares já enviadas por deputados aliados ao Prefeito Toninho Bellini. Além disso, o custeio do serviço está em tramitação Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e no Ministério da Saúde.