Cidade terá 24 pontos de fiscalização eletrônica de velocidade

Mogi Guaçu passa a contar, ao longo dos próximos 45 dias, com 24 radares para fiscalização eletrônica de velocidade no trânsito. A instalação e posterior operação dos equipamentos será feita por empresa contratada a partir de processo licitatório aberto pela Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade. Antes do início da operação, ampla campanha irá alertar motoristas a respeito do controle e monitoramento. 

O contrato, de acordo com a Secretaria, prevê locação, instalação, operação e manutenção de equipamento fixo de controle de velocidade, de controle de restrição veicular, de equipamento fixo com registrador de velocidade, avanço semafórico e parada sobre a faixa, além do sistema integrado para gerenciamento de imagens e processamento das informações geradas.  

A empresa vencedora já realizou a avaliação e simulação dos aparelhos e do sistema de trânsito. Agora, toda a estrutura está sendo instalada em vias do município, como a Avenida Suécia, Rua 15 de Novembro (avanço de sinal e parada em faixa), Avenida Emília Marchi Martini e Avenida dos Trabalhadores, sendo nesta última via o equipamento de restrição veicular para a contagem de eixos antes da travessia da ponte.   

O secretário de Obras e Mobilidade, José Antônio Ortiz Bueno, explicou que, nesta primeira etapa, o município terá 24 pontos de radares e um de restrição veicular. Como já acontecia anteriormente, os equipamentos vão monitorar as vias de maior fluxo de veículos e pontos considerados perigosos para motoristas e pedestres.  

“É sempre bom ressaltar que os pontos foram definidos após análise e estudos técnicos que levam em conta fatores como acidentalidade, potencial de risco, características das vias, fluxo de veículos e pedestres, entre outros. Em sua maioria, os pontos em que os equipamentos estão sendo implantados já contavam com fiscalização eletrônica anteriormente”, ressaltou o secretário. “É uma medida que visa ampliar a prudência e segurança no trânsito”.  

De acordo com ele, após a finalização do processo de infraestrutura e ajustes, os equipamentos passarão por aferição e programação. Somente depois destas etapas é que a Secretaria de Obras e Mobilidade irá definir uma data para o início da operação. “Toda a população será devidamente avisada sobre o início do monitoramento, lembrando que os radares evitam os excessos nas ruas e promovem segurança para motoristas e pedestres”, comentou.  

Entre os equipamentos que estão sendo instalados, os chamados híbridos verificam a velocidade, avanço semafórico e parada sobre a faixa. A cidade contará com quatro equipamentos deste tipo: na Avenida Emília Marchi Martini, em cruzamento com a Avenida dos Trabalhadores; Rua XV de Novembro com a Rua João da Rocha Franco; e Avenida Mogi Mirim com a Rua Araraquara, sendo essa nos dois sentidos da via.  

LOMBADA ELETRÔNICA 

FUNÇÃO 

VELOCIDADE  

Av. dos Trabalhadores, próximo à antiga estação (ambos os lados) 

Velocidade Display 

60 

Rua Ulisses Leme, próximo ao n° 1560 (faixas 1 e 2) 

Av. Mogi Mirim, próximo ao n° 1499 (faixas 3 e 4) 

Velocidade Display 

60 

Av. Pres. Tancredo Almeida Neves, próximo ao n° 1950 

Velocidade Display 

60 

Av. Nove de Abril, próximo ao n° 279 

Velocidade Display 

50 

Rua Chico de Paula, próximo ao n° 189 

Velocidade Display 

50 

RADARES 

Av. Pref. Nico Lanzi, próximo ao n° 2400 

Velocidade 

60 

Av. Pref. Nico Lanzi, próximo ao n° 1491 

Velocidade 

60 

Av. Mogi Mirim, próximo ao n° 2591 

Velocidade  

60 

Av. Brasil, próximo à Rua Francisco Franco de Godoy Bueno  

Velocidade 

60 

Av. Brasil, a 600mts da Av. Paula Amorim 

Velocidade 

60 

Estrada Mun. Vicente Ortiz de Camargo, a 50mts da Av. Nagib Matte Merhej 

Velocidade 

60 

Rua Paula Bueno, a 80 mts da Av. Nagib Matte Merhej 

Velocidade 

60 

Av. Júlio Xavier da Silva, próximo ao n° 640 

Velocidade 

60 

Av. dos Trabalhadores, próximo ao n° 2688 

Velocidade 

60 

Av. Suécia, próximo ao n° 2058 

Velocidade 

60 

Av. Suécia, oposto ao n° 2058 

Velocidade 

60 

Rua José de Alvarenga, próximo ao n° 376 

Velocidade 

60 

Av. Pres. Tancredo Almeida Neves, próximo ao n° 1775  

Velocidade 

60 

Av. Tancredo Almeida Neves, oposto ao n° 1415 

Velocidade 

60 

RADAR HÍBRIDO 

Av. Emília Marchi Martini com Av. dos Trabalhadores 

V. P. A 

60 

Rua XV de Novembro com Rua João da Rocha Franco 

P. A.  

40 

Av. Mogi Mirim com Rua Araraquara 

V. P. 

60 

Av. Mogi Mirim com Rua Araraquara 

V. P. A. 

60 

RESTRIÇÃO VEICULAR  

Av. dos Trabalhadores, a 100mts da Ponte de Ferro Oscar Martini 

PESO 

60 

 

Comentários