Com aula prática, alunos da FAJ aprofundam seu conhecimentos em física

Na sexta-feira, dia 13 de maio, os estudantes do 3º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Jaguariúna – FAJ tiveram uma aula prática abordando as estruturas da física voltada ao ramo da engenharia. Entrando na disciplina Física III, a aula foi ministrada pelo docente Jonas Osório que apresentou diversas atividades para os alunos.

Os grupos puderam estudar o mecanismo de reflexão da luz e a formação de imagens em superfícies planas que provêm reflexão especular, criando então uma peça para auxiliar no entendimento, um material semi-transparente em forma de tronco piramidal que foi colocada sobre a tela dos celulares dos alunos. Além disso, analisaram como a luz se refletia na estrutura que construíram e por ser uma peça semi-transparente, puderam visualizar um efeito de “imagem flutuante”.

Além desse estudo, os alunos construíram um projetor acoplando uma lente a uma câmara escura cujo interior foi colocado um celular novamente. Com essa atividade os estudantes verificaram o mecanismo de formação de imagens em lentes, bem como os conceitos geométricos importantes. “ Esta atividade constituiu uma motivação para o estudo da descrição analítica da formação de imagens”, afirmar o professor Jonas Osório, explicando também que essa aula será de muita ajuda no entendimento do aluno ao decorrer da disciplina.

Matéria: Lucas Dal’Bó

 

Comentários