Concessionária realiza manutenção preventiva em ETAs com método PIG

A equipe técnica da concessionária Águas de Holambra realizou, nos dias 04 e 05 de junho, uma intervenção preventiva nas adutoras de água bruta da captação do Lago do Holandês e Camanducaia. O objetivo é manter a segurança operacional nos processos de abastecimento de água na cidade de Holambra.

Sob a gestão da área de Operações, o procedimento envolveu a limpeza das paredes internas da tubulação das adutoras de água bruta das ETAs Tulipas e Centro, com o método PIG (do inglês “Pipeline Inspection Gauge”). Esse método permite a realização de operações de manutenção das tubulações, de forma rápida e efetiva, garantindo a sua funcionalidade e reduzindo a necessidade de intervenções não programadas.

“Com os resultados obtidos na primeira intervenção que fizemos, constatamos que o método PIG de fato é eficaz e apresenta uma solução praticamente imediata, que permite aprimorarmos ainda mais os processos operacionais. Acreditamos que, ao investirmos nesse processo, estamos conferindo ao sistema uma performance mais estável e segura, do ponto de vista operacional”, diz Alan.

Sobre o PIG

O método consiste na instalação de quatro tipos de peças diferentes, chamadas “PIG”. Cada peça tem uma função específica. Após o desmonte de um trecho de tubulação, a peça “PIG” é implantada na rede de água e ‘viaja’ a distância de um quilômetro durante 40 minutos. É a própria água, bombeada desde a estação elevatória, até a estação de tratamento (ETA), que impulsiona a peça, por todo o percurso. Quando o PIG chega no ponto final da tubulação, na ETA, a peça é removida manualmente e a operação é considerada concluída.

 

Comentários