Conseg realiza reunião para discutir temas de segurança

Encontros acontecem no auditório da Câmara Municipal mensalmente, sempre na última quinta-feira do mês.

Susi Baião

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Jaguariúna realizou no Auditório da Câmara Municipal na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, mais um encontro tendo como tema a segurança do município. Durante a reunião vários assuntos foram discutidos e apresentados.

O Comandante da Polícia Militar local, Sgt/PM Cavalcante apresentou os dados operacionais do mês de fevereiro, ressaltando a prisão em flagrante de cinco criminosos, em situações e crimes diversos.

A Delegada Titular da Polícia Civil, Dra. Juliana Belinatti Menardo apresentou os dados criminais e operacionais, referente ao período, lembrando que houve aumento no registro de crimes de roubo no município, porém, ressaltando o crescimento significativo do número de casos solucionados, o que demonstra que a Polícia Civil vem trabalhando forte para combater esse tipo de ação criminosa.

O Investigador de Polícia, sr. Alexandre lembrou ainda que no período a Polícia Civil realizou seis prisões de indivíduos que se encontravam evadidos ou com mandados de prisão em aberto.

O Sgt/PM Coran, lembrou que o excelente trabalho integrado das Polícias Civil, Militar e Municipal está mantendo os índices criminais abaixo da média da Região Metropolitana de Campinas – RMC.

O Comandante da Guarda Municipal, sr. Althman, deu as boas-vindas aos presentes e solicitou ao GM Gonçalves que apresentasse os dados operacionais da Instituição, o qual ressaltou que a Guarda efetuou a prisão em flagrante de outros cinco indivíduos por crimes diversos.

Em ressalva, o Presidente do CONSEG, Tenente Marcos Viotto, lembrou que no decorrer do mês, juntas, as três instituições de segurança do município realizaram a prisão de 20 indivíduos que vinham cometendo crimes diversos na cidade e aproveitou para parabenizar o trabalho da segurança pública na cidade.

O Sr. Fernando Costa se fez presente e aproveitou o espaço para falar sobre o aplicativo gratuito denominado “Bike Registrada”, desenvolvido por um grupo de ciclistas que tem como finalidade cadastrar em seu banco de dados, informações sobre bicicletas como, número do chassi, modelo, cor, nome do proprietário, Nota Fiscal entre outras informações. Esse banco de dados fica disponível para pesquisa por qualquer pessoa que tenha o aplicativo instalado em seu Smartphone. Tais informações facilitam o trabalho dos agentes de segurança quando da localização de uma bicicleta ou mesmo a fiscalização quanto a seu real proprietário.

A Sra. Carolina Freire Lima, Diretora de Desenvolvimento Sustentável do município de Jaguariúna, usou o espaço para apresentar as ações que a Prefeitura Municipal vem adotando para atender as exigências da ONU para o Município. Falou portanto, sobre o Programa Jaguariúna 2020, lembrando que a cidade ficou em 2º Lugar no Índice de Satisfação em Segurança Pública – INDSAT, perdendo apenas para o Município de Indaiatuba. Comentou ainda sobre o Programa Municipal de Combate às Drogas e outras Violências, desenvolvido pela Guarda Municipal e sobre a parceria com a Secretaria de Saúde para um programa de prevenção ao suicídio.

O Secretário Municipal de Segurança, Sr. Renato lembrou que ainda este ano a Guarda Municipal terá um reforço de 30 homens em seu efetivo e que o processo de municipalização do pátio já está em fase de conclusão. Lembrou ainda que apesar das tratativas com a concessionária que explora a Zona Azul no município, os problemas ainda persistem, mas em breve serão totalmente resolvidos, o que trará maior tranquilidade aos usuários que realizam paradas rápidas nas áreas do estacionamento rotativo.

Em relação às vagas especiais (idoso e deficiente) o Sr. Luiz lembrou da dificuldade em se localizar essas vagas disponíveis e, com a finalidade de minimizar esse problema, propôs que qualquer vaga disponível possa ser utilizada gratuitamente pelos detentores desse direito, utilizando, no entanto, o cartão de identificação, devidamente registrado junto ao órgão de trânsito.

A reunião, com a proposta de aproximar o poder público e forças de segurança que atuam no município com a sociedade, acontece sempre na última quinta-feira do mês no auditório da Câmara Municipal.

 

Comentários