Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental completa 10 anos

O CONSAB, Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental, celebrou nesta quarta-feira 10 anos desde sua criação, em 31 de julho de 2009. Composto hoje 9 municípios da região, incluindo Holambra, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Santo Antonio de Posse, Cordeirópolis, Jaguariúna, Matão e Conchal, ele atua no fornecimento de soluções conjuntas para gestão de resíduos sólidos, resíduos dos serviços em saúde e manutenção e expansão de parques de iluminação pública.

O consórcio surgiu a partir da união de cinco cidades que buscavam, à época, uma alternativa efetiva para lidar com um dos grandes desafios da gestão ambiental: a coleta e correta destinação de resíduos das mais diferentes naturezas. Desde então, além de expandir sua área de atuação para outros quatro municípios, o CONSAB integrou ainda diferentes serviços que permitiram às Prefeituras, através do rateio de custos e da economia em escala, fazer mais gastando menos.

“A união de cidades em torno de consórcios é fundamental, sobretudo em tempos de escassez financeira, para que possamos promover serviços de qualidade à população com maior eficiência e economia”, explica o prefeito Fernando Fiori de Godoy, de Holambra, presidente do consórcio. “Temos na gestão dos resíduos sólidos e da iluminação pública dois grandes exemplos de efetividade desse formato. O CONSAB é hoje amplamente reconhecido pela sua estrutura e seus resultados”.

De acordo com o coordenador do CONSAB, Dimas Starnini, o consórcio atende hoje cerca de 400 mil habitantes. “Ele surgiu para facilitar a rotina das Prefeituras, economizando tempo, reduzindo custos e melhorando a gestão ambiental. Nosso trabalho é baseado em atender de maneira eficiente e eficaz as demandas desses nove municípios”, disse. “Além dos serviços de coleta, destinação e de manutenção da iluminação, uma de nossas preocupações é também a educação ambiental. Por isso realizamos durante o ano dezenas de atividades junto às unidades escolares, como horta orgânica, produção de sabão ecológico e reutilização de materiais descartáveis”.

CONSAB em números

– 58 mil pontos de iluminação pública monitorados.
– 70 mil toneladas de lixo coletadas em 2018.
– 29 mil toneladas de resíduos de construção civil reciclados através da britagem, promovendo economia de cerca de R$ 1,1 milhão em 2018.
– 208 toneladas de resíduos dos serviços em saúde geridos em 2018.

 

Comentários