Cuidado com as misturas caseiras na hora de limpar a casa

É bem possível que você já tenha assistido a algum vídeo ensinando misturas de limpeza para tirar sujeiras mais difíceis ou que prometem um brilho extra, economia, praticidade, enfim, são diversos… Mas o que ninguém conta é o perigo escondido nessas receitas!

Misturar produtos pode gerar substâncias tóxicas. Um exemplo? Álcool e água sanitária. Sozinhos, eles são seguros, mas juntos podem liberar clorofórmio gasoso, um composto altamente tóxico, capaz de causar intoxicação e até desmaios.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é importante não seguir receitas caseiras de limpeza. O órgão tem o projeto “Mistura Explosiva: limpando conceitos, clareando ideias”, em parceria com o Conselho Federal de Química, para combater a disseminação desses vídeos perigosos e informar sobre os riscos das combinações erradas.

Quer limpar sua casa com segurança? Siga estas três regras:

●     Use produtos regularizados pela Anvisa.

●     Leia sempre o rótulo e siga as instruções do fabricante.

●     Nunca misture produtos por conta própria!

E se acontecer um acidente? Ligue para o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001 e receba orientação imediata.

Reportagem, Janary Damacena

Agência Voz