Decreto do Prefeito Hamilton Bernardes Junior embarga as obras de construção da Barragem Pedreira

No último dia 5 de fevereiro, o prefeito Hamilton Bernardes Junior assinou o Decreto Nº 2.736, que embargou as obras de construção da Barragem Pedreira.

Na terça-feira, 19 de fevereiro, a arquiteta Viviani Manzoli e a engenheira civil Eliana Neri, ambas da Secretaria Municipal de Obras, estiveram visitando o canteiro e o escritório logístico, montado na antiga Fazenda Ingatuba onde foram recepcionadas pelo engenheiro Hugo Castro, do Consórcio OAS; engenheira supervisora Mariana Bittu e o engenheiro Guilherme Alexandre Marques, do DAEE, quando comprovaram que as obras estão paradas.

“O embargo vem sendo obedecido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável pelo projeto e pelo Consórcio OAS, responsável pela obra. Apenas o escritório logístico vem funcionando na Fazenda Ingatuba”, destacou na ocasião a engenheira Eliana Nery.

Segundo informou o prefeito Hamilton Bernardes Junior, até o momento não foram apresentados o Plano de Segurança de Barragem, o Plano de Ação de Emergência, o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera); Não houve estudo prévio dos impactos sociais e na infraestrutura urbana da barragem no Município de Pedreira, considerado o conjunto de serviços básicos indispensáveis à cidade, como abastecimento e distribuição de água, gás, energia elétrica, rede telefônica, serviços básicos de saneamento, transporte público, escolas, acesso à saúde entre outros. Também não foi apresentado um plano de trânsito que contemple acesso dos equipamentos e máquinas ao canteiro de obras, não há projeto de desassoreamento da calha (leito) do Rio Jaguari, de modo a evitar futuras enchentes nas comunidades instaladas nas proximidades, em período de chuvas excessivas.

O embargo perdurará até que o órgão estadual regularize o empreendimento perante aos Setores competentes da Administração Pública do Município de Pedreira.

——

Matéria e Fotos: ASCOM

 

 

Comentários