Duas semanas de intenso movimento dos atletas da AACORUJA

A Associação de Atletismo e Corredores de Rua de Jaguariúna (AACORUJA) representa o município em várias corridas do estado de São Paulo

 Os corredores da Associação de Atletismo e Corredores de Rua de Jaguariúna (AACORUJA) vêm representando o município em corridas em todo o estado. Há duas semanas, marcaram presença em Nova Odessa, Praia de Boracéia, Artur Nogueira, Campinas e Piracicaba.

A mais épica foi no sábado, 08, a Corrida Guarani Race 2019, realizada dentro da Aldeia Indígena do Rio Silveira, localizada na Praia de Boracéia, litoral norte de São Paulo. Oito atletas representaram a equipe e se aventuraram em meio à mata e trilhas da aldeia.

A Aldeia do Rio Silveira possui uma área de 948 hectares onde vivem cerca de 400 índios da etnia Guarani, que ainda cultivam a história e a cultura dos seus antepassados. Esse é o cenário da Guaranis Race.

Foram realizadas provas de 6km e 12km de percurso em trilhas cercadas pela Mata Atlântica. Ao longo da prova, os corredores passaram por duas travessias de rio, a primeira por um grande e firme tronco e a segunda com água quase ao meio das canelas e ainda outros córregos e riachos.

No percurso não havia pontos de hidratação, os corredores podiam simplesmente se abaixar e encher suas garrafas ou tomar a água do Rio Silveira. Segundo os organizadores, a água é 100% potável.

Minutos antes da largada, houve uma apresentação de dança típica e o pajé rezou um rito para dar boa sorte aos participantes da corrida. Para completar a experiência, atletas e seus familiares tiveram os seus rostos pintados pelos índios, além de visitar uma exposição de artesanato com adornos, cocares, pulseiras, balaios de palha, arcos e flechas, além de comidas e bebidas típicas, na arena do evento.

Na parte desportiva, as atletas Ana Ligia Marques e Fernando Figueiredo se destacaram e chegaram ao final dos 12km no pódio. Ana foi terceira na geral feminina e Fernando foi quarto na geral masculina.

“Sabe aquela prova que você respeita? Pois é, deu pódio! A palavra é gratidão. Gratidão ao meu salvador Jesus Cristo, de onde vem minhas forças , minha família que permite minhas loucuras. Gratidão minha equipe de treino AACORUJA. À minha mana Ana Livia Sousa que encarou essa comigo e mandou super bem! Valeu gigante”, comemorou Ana Lígia.

Fernando considera a prova uma aventura, para ele, valeu todo o esforço, ainda mais acompanhado de sua família e ter conquistado o 4º lugar na geral dos 12km.  “Teve terra. Trilha. Lama. Árvores. Cipós. Rios. Lama. Descida. Subida. Pontes. Lama. E no finzinho teve… mais lama”, brinca. “Que vivência! Que emoções… Com direito à dança da tribo e prece feita pelo cacique. De arrepiar. Mais natureza, impossível. Gostoso demais”.

Também subiram ao pódio Juliana Azevedo Tartarini, Flávio Tartarini e Mariana Vilas Boas Silva em suas respectivas categorias. Completando a equipe, participaram Zineide Búbula, Eduardo Bezerra Silva e Ana Livia de Sousa.

Juliana que subiu ao pódio, conta que estava ansiosa para fazer a prova, pois sabia que o percurso seria um desafio. “Mas não imaginava que aqui conquistaria meu primeiro troféu. Que sensação! Quanta emoção! Pra completar a alegria, maridão e a galera da AACORUJA que estavam lá também pegaram pódio. Inesquecível”, comemorou.

A AACORUJA também esteve no pódio no dia 02 de junho, em Nova Odessa, em mais uma etapa da Wolf Series Trail Run. Esse feito conseguido por Odair Jose Johann, que foi vice campeão na geral dos 6 km. No dia 9 de junho, em Campinas, na Meia Maratona Pague Menos, André Luiz também conquistou pódio na sua categoria nos 10km.

Estiveram também em Artur Nogueira, na Corrida Buona Gente e em Piracicaba em mais uma etapa do Circuito Cidades Paulistas. Os corredores continuam se preparando para novas corridas, tanto em Jaguariúna como na região.

 Índios da Aldeia do Rio Silveira, onde vivem cerca de 400 índios da etnia Guarani

 

 

Comentários