Educação de Holambra atinge melhor nota de sua história no IDEB

Ensaio Fotográfico sobre Holambra para Prefeitura de Holambra. Foto: Alexandre Pottes Macedo

Média do Fundamental I saltou de 6,7 para 7,3 em avaliação feita em 2017

Os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino de Holambra atingiram uma marca histórica na Prova Brasil realizada entre outubro e novembro do ano passado. O desempenho dos estudantes elevou a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 6,7 pontos para 7,3 – a maior nota já registrada pela cidade desde o início das avaliações, há 13 anos.

A nota obtida pelos estudantes das escolas Jardim das Primaveras, Recanto das Palmeiras e Novo Florescer é também a segunda maior entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas – superando os índices estadual (6,6) e nacional (5,8). O resultado supera, por fim, a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para Holambra até 2021. Essa proposta (de 5,9 pontos) já havia sido alcançada nas provas de 2013 e 2015. Os dados foram divulgados no final da última semana pelo INEP.

De acordo com o prefeito Fernando Fiori de Godoy, a marca alcançada pelos alunos da rede municipal é motivo de orgulho e de otimismo. “A educação básica de Holambra tem conquistado nos últimos anos, graças à dedicação dos educadores, resultados expressivos e que reforçam a qualidade e o compromisso dos nossos profissionais”, disse. “Atingimos 91,86% de alfabetização na idade certa, até o terceiro ano do ensino fundamental, na Avaliação Nacional de Alfabetização. Agora avançamos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, com um salto de 6,7 pontos para 7,3 entre estudantes do 1º ao 5º ano. A maior nota da história de Holambra desde o início das provas”.

Entre os estudantes do Fundamental II, o desempenho foi similar ao registrado em 2015 – acima da média nacional e abaixo da média do Estado. O índice obtido em 2017 foi de 5,0 – contra 5,2 em 2015. A nota, ainda assim, supera o saldo do país (4,7) e segue próxima do resultado paulista (5,3).

“Estamos iniciando um novo ciclo de trabalho voltado à humanização da educação e à ampliação da eficácia do processo de ensino na cidade. Estamos em um patamar de excelência na base e vamos trabalhar fortemente para avançar ainda mais nos últimos anos do Fundamental, preparando o aluno para ingressar no ensino médio com plenas condições de desenvolverem suas habilidades”, destaca o diretor municipal de Educação, Alexandre da Cunha Moreira, que assumiu a pasta esse ano.

 

Comentários