Eleição transcorre sem nenhum tumulto ou grandes filas; abstenção foi de 20,19% em Mogi Guaçu

Os 111.433 mil eleitores aptos a votar não encontraram nenhuma grande dificuldade na hora de exercer o direito do voto. Nas seções não houve muitas filas e o tempo de espera foi baixo. Antes mesmo dos portões serem abertos em alguns colégios eleitorais já havia filas se formando.

Segundo alguns fiscais nos colégios eleitorais na parte da manhã e por volta do meio dia foram os horários que mais concentraram eleitores. Este ano a biometria está presente nas eleições municipais, os eleitores que se cadastraram no sistema puderam usar esta nova ferramenta este ano.

De acordo com uma mesária, que optou por não se identificar, a biometria acaba sendo um pouco mais demorado, pois às vezes o sistema não reconhece a digital do eleitor. Mas como apenas 10% do eleitorado já possui a biometria, a grande maioria não utilizou dessa tecnologia.

Os candidatos a prefeito Alexandro de Araújo, o Alex Tailândia (PRB), Professor André Luiz (Psol), Marcos Antonio (PSD) e Walter Caveanha (PTB), optaram por ir às urnas de manhã.

Recorde de abstenção
Esta eleição obteve recorde no número de abstenção de votos, 20,19% dos 111.433 mil eleitores não compareceram as urnas, isso significa um total de 22.494 mil pessoas.

Esse número é 4% a mais do que em 2012, quando a taxa de abstenção foi de 16%. Este ano apenas 88.939 mil pessoas exerceram o seu direito ao voto. Desses 6.071 (6,83%) mil votaram em branco e 12.358 (13,89%) mil anularam os seus votos.

ELEIÇÕES  (5)

 

Comentários