Em parceria com MP e Polícia Militar, Prefeitura realiza programa de segurança pública inédito

Em reunião realizada no dia 23 de novembro entre os poderes que regem a segurança pública do município, ficou instituído o Programa: “fiscalização noturna”, que terá como missão a maior fiscalização e controle de sentenciados a regime aberto no município, conforme explica o Promotor de Justiça de Artur Nogueira Dr. Pedro dos Reis Campos: “Esse programa é uma tentativa de aumentar os índices de segurança da cidade, e gerar uma sensação de segurança para a população que vive tão assolada com os altos índices de criminalidade no país”. Ele ainda completa dizendo, “o que queremos fazer aqui em Artur Nogueira, é articular os órgãos de segurança pública para tentar reduzir um pouco o sofrimento da sociedade nesse ponto”.

O Promotor é enfático e explica os benefícios do decreto para o município. “Eu creio que através de uma fiscalização mais intensa, nos horários que o sentenciado precisa estar dentro da sua residência, por volta das 22 horas, vai colaborar e muito na diminuição da taxa de crimes na cidade, levando em conta que existe a possibilidade da reincidência de crimes por parte do sentenciado e dado que existe o fato de que a presença das viaturas e a presença das forças de segurança nos bairros mais afetados pela criminalidade ou nos bairros onde exista a presença relevante de sentenciados, vai gerar uma maior sensação de segurança e certamente vai criar um ambiente que nós esperamos para a cidade.”

Para que o programa possa ser instituído e para que obtenha êxito em suas expectativas, é necessária a colaboração de todas as forças policiais da cidade, como diz o Comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Capitão Alexandre Hoio. “É um programa Inovador e excelente em termos de segurança pública.” O capitão explica que a sensação de impunidade é hoje um dos principais problemas no país, e que os sentenciados sabem disso. “Então quando ele recebe uma pena, em que ele tem que cumprir alguns requisitos para continuar em liberdade, acaba que não existe uma fiscalização efetiva”, relata Hoio.

Sendo assim, esse programa vai fazer com que eles comecem a perder um pouco dessa sensação de impunidade, e acredito que tem tudo para melhorar ainda mais os índices de segurança em Artur Nogueira. Eu apoio 100% o programa, e acho que além de inovador, é de uma inteligência tamanha, capaz de provocar resultados excelentes para a cidade, tanto é que a Polícia Militar, na minha figura de comandante da 3ª Cia, estamos abraçando a ideia com unhas e dentes, pois acreditamos muito que isso vai trazer resultados a longo prazo para a população de Artur Nogueira.”

Os representantes do poder legislativo da cidade também estiveram presentes na reunião, e exaltaram a iniciativa. O vereador Cristiano da Farmácia afirma que “uma das grandes solicitações da Câmara Municipal é a questão da segurança no município”, e ele acredita que “assim como os demais vereadores, o Programa “Fiscalização NOTURNA” venha somar e com certeza vai contribuir para uma melhora significativa na questão da segurança do município, e quem tem a ganhar com isso somos nós cidadãos”, diz o vereador.

Idealizador do programa, o Prefeito Ivan Vicensotti relata. “Nós lutamos e trabalhamos incansavelmente pelo bem-estar de nossa população, e acredito que uma cidade segura é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento do município. Nossa ideia é garantir um ambiente em que as ruas estejam melhores fiscalizadas e as pessoas tenham a tranquilidade de ir e vir. Além disso, em conversa com o Promotor da cidade, conseguimos viabilizar mais um importante passo para o município e para os sentenciados: Aquele sentenciado que tem de cumprir horas de trabalho comunitário que antes ficava apenas cuidando da manutenção do cemitério, irá também prestar serviços para o restante do município, como por exemplo: limpeza e manutenção das estradas municipais, limpeza e manutenção das vias públicas e praças do município. É importante dizer ainda que esse trabalho será constantemente monitorado e relatórios serão sempre enviados para o promotor para que sejam devidamente cumpridos.”

Ele conclui dizendo, “assim, além de termos uma cidade mais bonita para nossa população, ainda conseguiremos fazer com que esses sentenciados consigam ser reintegrados ao mercado de trabalho de forma digna”.

 

Comentários