EmpreendCont UniFAJ mostra atuação prática dos alunos de Ciências Contábeis

A vivência prática dos alunos de Ciências Contábeis da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) foi aplicada na segunda-feira (29 de outubro) com a realização da 12ª edição do EmpreendCont UniFAJ, que é um evento de grande representação para o curso, para a Instituição e sociedade. A organização foi promovida como um desafio aos graduando do 6° semestre de Ciências Contábeis na disciplina gestão empreendedora, ministrada pelo professor Romilson Cesar Lima.

“O motivo do evento é para promover a prática para os alunos diante de um desafio para realização de um evento de grande impacto social, promovendo o conhecimento, ações sociais, relacionamento interpessoal e network dos graduandos com a sociedade em geral”, explica o docente.

“É determinante para a formação acadêmica do aluno o desenvolvimento de um projeto de empreendedorismo voltado a essa prática de fazer um evento. Eles se organizaram de uma forma transdisciplinar onde envolveu o conhecimento de outras áreas, como marketing e administração, para ser desenvolvido esse evento. Isso contribui bastante para a atividade em equipe, que é o desafio grande hoje no mundo moderno, nas atividades corporativas e empresariais. É uma atividade complementar que envolve, não só a disciplina de gestão empreendedora, mas todas do curso de Ciências Contábeis. É um evento importante não só para a UniFAJ mas também para toda a sociedade, porque além de ser desenvolvido para a vinda de todos os alunos, recebe também a sociedade, e a partir do evento ocorrem projetos sociais, que envolve cultura, dança, musicalidade”, descreve Romilson Lima.

O diretor do campus 1 da UniFAJ, professor Hector Escobar, defende que é muito válido porque é uma iniciativa organizada pelos alunos. “Isso fortalece muito o curso porque as turmas que vão entrando, que chegam à UniFAJ, já ficam sabendo que vai ter um evento muito tradicional e que é organizado pelo 6º semestre.”

 “É um evento tradicional no curso que está na sua 12ª edição, e que fecha o processo”, comenta o professor Anderson Barros, coordenador do curso de Ciências Contábeis. “Durante todo esse processo os alunos conhecem empresários, conhecem as atividades que eles precisam desenvolver, porque eles têm que trabalhar na área de marketing, têm que fazer arrecadação, agendamento do teatro. O evento festeja esse fechamento do processo como um todo dentro da disciplina de gestão empreendedora. Ali o aluno treina a capacidade de fazer networking, de conseguir fazer o financiamento do evento. Pois tudo aqui é pago ou patrocinado por empresas que os alunos conheceram durante o processo de organização”, explica Anderson Barros.

ORGANIZAÇÃO

O EmpreendCont é organizado em diversas fases, nas quais os graduandos são divididos conforme suas habilidades pessoais, formando equipe de Administração de pessoas, Administração de produção, Administração de marketing e Administração Financeira, como se fosse uma empresa.

Após isso, as equipes são responsáveis por conseguir patrocinadores para aquisição de coffee, compra de brindes para os participantes, formar parcerias para promover a decoração, música e dança; buscar palestrantes, autoridades do município e do conselho regional ou federal da contabilidade (CRC), convidar diretores e os graduandos das demais turmas de Ciências Contábeis e outros cursos.

Além disso, cuidam de todos os contatos, divulgação, relacionamento, inclusive o levantamento de necessidade de instituições beneficentes do município e região para fazer doação de mantimentos que são arrecadados na entrada do evento (1 quilo de alimentos não perecíveis ou 1 litro de leite).

 “Acho muito importante, porque é uma experiência e nos ajuda a trabalhar em equipe”, disse a aluna Silmara de Castilho, que estava na recepção.

Para o estudante Mauro Benício de Araújo Junior, que cuidou da segurança, o evento é interessante por abranger bastante a parte do empreendedorismo. “Pois aqui você não fica focado só na contabilidade, tivermos que correr atrás de tudo. Se como estudante já foi assim, imagina como profissionais formados”, comentou.

“É importante para o aprendizado, aprender a organizar um evento para divulgar alguma coisa para a empresa e também para os que vão usufruir”, reforçou o universitário Lucas Spinelli.

O graduando Gabriel Bispo Betanin, que ajudou no cadastro do sistema para gerar o certificado de quem participou do EmpreendCont,  ressaltou os temas relevantes das palestras. “Isso nos ajuda muito na prática.”

Já a estudante Mayara Moreira Sisti, responsável pelo coffee, foi importante para a faculdade distribuir conhecimento para qualquer pessoa que tiver interesse em investimentos. “Nos dividimos em equipes para  organização do evento, fizemos reuniões e trabalhamos seis meses”, contou.

NEUROCIÊNCIA E INVESTIMENTOS

A 12ª edição do EmpreendCont trouxe ao público que lotou o Teatro Municipal Dona Zenaide duas palestras, além de apresentação de dança no intervalo e música ao vivo na recepção os convidados.

A primeira palestra apresentou o tema “Neurociência para educação financeira”, abordado por Cristiane Zanin e Flávia Tasca, da empresa Acerte. “A neurociência perpassa diversas áreas do saber e é algo relativamente novo que está saindo dos laboratórios, e nós estamos trazendo a parte prática para as pessoas, uma vez que muitas vezes, as ferramentas, as técnicas, são muito simples para a gente decifrar como funciona nosso cérebro para aplicarmos no nosso dia a dia”, explicou Cristiane Zanin.

“Para o aluno é muito importante no sentido de eles entenderem como dar o maior potencial e o melhor de si, pensar da forma correta. Muitas vezes quando a gente trabalha com a neurociência, fazemos muitas perguntas. E uma das perguntas que fazemos aos estudantes é ‘como você se vê daqui a 3 anos?’. Falamos isso para eles entenderem que se não tiverem sonhos e ações em direção aos seus sonhos, não vão passar de sonhos, e o que vão colher daqui a 3 anos são resultados das ações realizadas exatamente agora. Então, terem atitude, desenvolver conhecimento são passos importantíssimos.” Ensinou Cristiane.

Flávia Tasca explicou que, a medida que a gente entende como o cérebro funciona a gente pode desmistificar certos mitos, e isso serve para ciências contábeis. “Quando eu entendo esse sistema cerebral, então eu vou trazer as coisas para o plano do consciente, e o que significa isso, é ter noção que só eu modifico a minha história. Então, é necessário a gente se perguntar: ‘A história que eu escrevi até agora é a história que eu queria escrever? Não é. Então por que escrevi dessa maneira? O que eu posso fazer por mim hoje para modificar essa história? Então a neurociência trabalha com isso. A gente entende o sistema nervoso central, os órgãos periféricos e o próprio cérebro, que é uma máquina maravilhosa com 86 bilhões de neurônios a nossa disposição para a gente transformar a nossa história. Isso não é fantástico?”, sentenciou.

A segunda palestra foi sobre “Tipos de investimentos”, com Diego Ramiro, sócio fundador da Miura Investimentos, ligada a Guide Investimento, que é a segunda maior agência de investimento do país.

“Fico feliz em poder falar para essa nova geração um pouquinho sobre investimento, porque não é só ganhar dinheiro, é ter habilidade de buscar bons investimentos. As melhores escolhas são aquelas que a gente não faz, aquilo que a gente abre mão. Então hoje um bom investimento não é só ganhar dinheiro, é ter uma boa carreira, um bom trabalho, é um bom investimento. Falar um pouquinho sobre dinheiro para eles é bom para abrir a cabeça e mostrar que dinheiro não é um tabu, pode ser falado”, defendeu Diego Ramiro.

“No DNA da Miura existe essa área educacional, portanto constantemente a gente participa de eventos, palestras, cursos em faculdades. Constantemente estamos bem ativos nessa área”, reforçou Mayros Gama, diretor comercial da Miura.

 

Comentários