“Entre na Roda” mobiliza voluntários para praticar o bem em Jaguariúna

Fundada em 22 de janeiro de 2016, a organização “Entre na Roda” de Jaguariúna nasceu após uma visita da idealizadora do projeto, Maiara Matos, ao abrigo Lar Feliz. Com a cabeça cheia de ideias, a jaguariunense conta que o primeiro passo foi o apadrinhamento. “Resolvi de forma indireta, com a ajuda de um amigo, apadrinhar uma criança do abrigo, ajudamos com materiais básicos de higiene e, em cada visita, fazíamos um acompanhamento.”, contou. Maiara explica que a princípio houve uma dificuldade de aproximação. “O início foi muito difícil, a criança pouco se comunicava devido ao trauma que sofreu na vida. Hoje, é através da intensidade dos abraços que recebo que percebo a diferença que esse tipo de atitude gera. O amor e carinho transformam.”, afirmou.

Após essa experiência, Maiara entrou em contato com a amiga Tais Monon – hoje, diretora do projeto –, e a convidou para que juntas desenvolvessem o “Entre na Roda”. Tais que é formada em psicologia e já havia tido experiências em trabalhos voluntários, topou o desafio e deu início ao sonho da amiga com as atividades de rodas de leitura no Lar Feliz.

A fundadora conta que as metas para o ano de 2016, envolviam a arrecadação de doações para movimentos, mas que algo mais importante que isso era o principal foco do projeto. “Queríamos espalhar amor em cada visita realizada. Ao levar as doações podíamos contribuir com muito mais, com o que realmente falta e é necessário se ter na vida que é amor, atenção e o bem que podemos espalhar por todos os lugares.”

Atualmente, o “Entre na Roda” conta com a colaboração de 14 pessoas, nomeadas internamente como ‘gerentes do bem’. As parcerias também surgiram ao longo do último ano, como o evento Música Livre, idealizado pelo cantor/compositor Renato Moraes, que usa o espaço para sortear diversos prêmios e com o dinheiro da venda dos números, levanta-se recursos para ações no Abrigo.

Ao final do ano passado, o projeto foi além de Jaguariúna e iniciou um trabalho com o asilo Lar São Vicente de Paulo, em Santo Antônio de Posse, que envolve rodas de prosa, de música e a arrecadação de fraldas geriátricas para os idosos moradores do lar, uma vez que, este é o principal item com déficit de doações, já que 150 fraldas são usadas semanalmente. A clínica de reabilitação para dependentes químicos de Jaguariúna, a CARISMA, também passou a fazer parte das ações do “Entre na Roda” e projetos para este ano já estão acertados. “No dia quatro de fevereiro, as aulas de inglês com os internos têm início. Vamos aproveitar o movimento para criarmos um relacionamento com cada um que está na clínica e também distribuir muito amor, sem julgamentos, apenas compreensão e motivação para que possam se recuperar e retomar a vida.”, contou Maiara.

Recentemente, novas vagas de voluntariado foram abertas. O processo seletivo já está em andamento e em 18 de março serão realizados palestras e treinamento aberto ao público para novos voluntários ou já inscritos. “Nosso plano para 2017 é a expansão da causa na cidade de Jaguariúna e região. Sabemos que somente em união podemos transformar o mundo e vamos impactar a cidade distribuindo amor por onde o “Entre na Roda” for.”, finalizou a fundadora.

Para saber mais sobre o projeto e se cadastrar para o voluntariado, visite a página da organização facebook.com/entrenaroda.

Matéria: Caroline Belini e Monique Lima

 

Comentários