Equipe que atuará no Centro Dia do Idoso passa por treinamento

A Prefeitura de Amparo está treinando a equipe que trabalhará no Centro Dia do Idoso que deve ser inaugurado nos próximos 60 dias. Nesta semana, os cuidadores, técnicos de Enfermagem, enfermeira e assistente social estiveram com o secretário de Assistência Social, Cidadania e Segurança Pública, João Alamino de Souza Campos que defendeu as ações do serviço não asilar.

“O prefeito Jacob determinou que buscássemos esse serviço para a cidade. A Melhor Idade necessita de um atendimento diferenciado, com profissionais especializados e acima de tudo, a humanização”, disse João Alamino.

Nesta semana, a equipe também esteve no Lar dos Velhos de Amparo e nos próximos dias estará no Centro Dia do Idoso de Jaguariúna, com o objetivo de se ambientar com a estrutura. Ao todo são cinco cuidadores, dois técnicos de enfermagem, uma enfermeira, uma assistente social, além de agente administrativo e a coordenação. Toda a equipe foi contratada através de Concurso Público realizado no início deste ano.

O Centro Dia do Idoso funcionará de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 7 às 17 horas. Ele é um espaço para de acolhimento, proteção e convivência visando a qualidade de vida do idoso, sem perder os vínculos familiares.

Os idosos que serão atendidos já foram avaliados. A avaliação para o Idoso ser inserido no serviço foi realizada pela equipe multidisciplinar respeitando os critérios:

– idosos com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade e/ou isolamento social.

– Idosos sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada, com dificuldades de executar as atividades da vida diária com grau de dependência I e II segundo a ANVISA.

– Familiares ausentes em decorrência do trabalho/estudo, não tendo assim nenhuma disponibilidade de proverem os cuidados necessários ao idoso.

–  Familiares que não dispõem de recursos financeiros para contratar um cuidador domiciliar.

O Centro Dia do Idoso não atende acamados. O prédio está localizado na avenida Europa.

centro-do-idoso

 

Comentários