Estado de SP libera parcelamento de IPVA em atraso

 

A partir desta quarta-feira, 23, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo fará acordos com cidadãos que têm IPVAs – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores atrasados de 2019 e de anos anteriores. As dívidas poderão ser quitadas em dez vezes.

 

Os proprietários de veículos poderão limpar o nome por pagamentos em boleto bancário. O programa também serve para quem já fez acordo de parcelamento de dívida do IPVA anteriormente com a Procuradoria e não cumpriu.

 

Há dois anos, o Estado de SP permite o parcelamento do IPVA pendente. Em 2019 foram realizados 103.787 parcelamentos, totalizando R$ 162 milhões. Para 2020, a Procuradoria estima realizar 600 mil acordos sobre dívidas de 2018 e 2019, além dos IPVAs anteriores que já haviam sido parcelados.

 

Ficar em dívida no IPVA gera bloqueio: o proprietário do carro não consegue licenciar o veículo e fica impossibilitado de circular com ele no país, estando sujeito a multas e pontos na carteira de motorista.

 

Saiba como parcelar o IPVA atrasado

  1. Consulte os débitos no site da Procuradoria de SP – www.pge.sp.gov.br, com o número do documento do veículo, acessando o portal Dívida Ativa;
  2. Clique em “Consultas” e, depois, em “Consultar débitos”;
  3. No “tipo de pesquisa”, escolha “Renavam” e coloque o número do seu documento;
  4. O sistema vai retornar ao contribuinte, informando as dívidas do veículo que poderão ser parceladas;
    5. Na opção “Parcelamento”, o sistema te leva para as condições de pagamento;
  5. Emita o termo de adesão ao acordo e as guias de recolhimento. Boletos gerados pelo site podem ser pagos em agências bancárias ou lotéricas pelo código de barras.
 

Comentários