ETE do Ypês: Prefeitura e Samae inauguram 1ª etapa da obra nesta terça-feira
A Prefeitura de Mogi Guaçu e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) inauguram, a partir das 9h desta terça-feira, 19 de dezembro, o 1º módulo Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Ypês. Iniciada em 2007, a obra foi paralisada várias vezes nos últimos 15 anos por problemas com empreiteiras. Por isso, a entrega do primeiro módulo para a população é uma conquista da gestão do prefeito Rodrigo Falsetti em três anos de governo.
“Esta é mais uma obra importante de saneamento básico para a cidade. Com a entrega desta primeira fase da ETE dos Ypês, iremos tratar o esgoto das regiões Norte e Leste de Mogi Guaçu, nas quais residem cerca de 50 a 60 mil guaçuanos”, falou o chefe do Executivo ao ressaltar ainda que “o projeto da ETE dos Ypês é feito em duas etapas e visa a construção do complexo que tratará o esgoto dos bairros das Zonas Leste e Norte de Mogi Guaçu”.
O trabalho é de responsabilidade do SAMAE e, por isso, a obra irá levar o nome do ex-funcionário da autarquia José Luis Bernardes, falecido em agosto. O superintendente da autarquia, Mário Antonio Mario Zaia comentou que a obra foi retomada no início de 2023 e que já foram concluídas as estruturas de entrada e saída de resíduos, a instalação física da centrifugadora e a tubulação com 50 centímetros de diâmetro que fará a interligação com o tanque de tratamento de esgoto da 1ª fase.
“Também já foram concluídas nesta primeira etapa as obras de transferência da lagoa, a construção do laboratório químico e do primeiro tanque de tratamento por lodo ativado, além da instalação da caixa parshall, sendo este um equipamento de estrutura mecânica utilizado para medir a vazão instantânea de entrada de efluentes e de onde sairá a água tratada que será despejada no rio”, disse.
Mario Zaia destacou que a obra irá garantir 99% de esgoto doméstico tratado em Mogi Guaçu. “Quando toda a ETE dos Ypês entrar em operação, Mogi Guaçu terá capacidade de tratar 99% dos efluentes, considerando que a ETE da Avenida Brasil já trata o esgoto das regiões Leste, Oeste, Sul e central pelo novo sistema de lodo ativado, que foi inaugurado em fevereiro de 2022”, ressaltou.
O valor de investimento é de cerca de R$ 22 milhões, sendo obtido por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), Orçamento Geral da União (OGU), Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa) e contrapartida do SAMAE.