Eventos em Campinas abrem a agenda de lançamentos presenciais do escritor Rafa Carvalho, com seus dois novos livros, e convidados

Nos dia 10, 13 e 25 de abril Rafa Carvalho estará em Campinas para lançar os livros “roxo seco” e “Irene”

Artista e escritor de Campinas, Rafa Carvalho oferece uma série de programações especiais nos dias 10 de abril, no Sarau da Dalva; 13 na Livraria Pontes e 25 na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, para o lançamento dos livros “roxo seco” (contos, coedição entre Pontes Editores e Editora Encruza) e “Irene” (romance, Editora Encruza).

A programação no Sarau da Dalva é de participação livre e gratuita, com microfone aberto a todas as pessoas interessadas.

Na Livraria Pontes acontece um bate-papo sobre os livros lançados com Sabrina Sanfelice e JC Petermann, além de uma exposição de artes visuais com “Irene”, ensaio fotográfico realizado por SARA – Coletiva Artística Não-binária; e “roxo seco”, obra criada para ser a capa do livro homônimo; entre outras criações do autor, que atua em fluxo livre pelas diversas linguagens artísticas. Para fechar, Rafa traz a apresentação lítero-musical “Contar e cantar histórias”.

Concluindo os eventos deste mês em Campinas na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, a programação ali conta com uma roda de conversa sobre os livros lançados, apresentação da Editora Encruza, exposição de artes visuais e a apresentação lítero-musical “Contar e cantar histórias”, com participação especial de Dudu Ferraz.

No dia 25 de março Rafa Carvalho realizou uma live com transmissão ao vivo pelo canal do CCCEED – Coletivo Cultural Comunitário Encruzilhada Estrela Dalva no YouTube, com participações especiais como as dos premiados autores Mailson Furtado e Maria Fernanda Elias Maglio, marcando também o início da pré-venda dos livros.

Os livros podem ser adquiridos pelo site https://www.ccceed.com.br/lojinha/ num pacote promocional de pré-venda com brindes até dia 13 de abril, ou em preços com desconto nos encontros presenciais de lançamento.

Todos os encontros contam com participações especiais, bate papos literários, além de exposições e apresentações de artes visuais e música. Os projetos de publicação têm apoio, no estado de São Paulo, do Proac Editais.

Rafa Carvalho
Aos 38 anos e 20 de carreira, Rafa atua na cena cultural com uma multiplicidade que desafia qualquer tentativa de classificação. Doutorando em Educação pela Unicamp, tem em seu cerne o engajamento poético e político comunitário, social e ambiental. Casado e pai de duas crianças, é poeta, artista e como mesmo diz, “neoqualquercoisista”. Autor de 5 livros publicados, está com mais um para sair, entre outras realizações em outros campos das artes. Rafa atua também como artista visual na composição das imagens que embasam suas capas e em todas as linguagens que se mesclam pelo seu trabalho, amplamente diverso, escapando de rótulos e padrões pré-concebidos. Segue devotado a esta atuação plural, desdobrando-se em inúmeros projetos e colaborações artísticas.

 

“roxo seco” 

Finalista do Prêmio Sesc Literatura de 2018, o livro chega este ano ao público numa coedição de Pontes Editores e Editora Encruza. Prefaciado duplamente pelos autores Mailson Furtado e Maria Fernanda Elias Maglio, ambos vencedores do Prêmio Jabuti. Apresenta onze contos que transitam entre dualidades: pai e mãe, masculino e feminino, rural e urbano, mágica e realidade, oralidade e literatura, passado e futuro. O nome deriva da terra roxa do interior do Paraná, origens da mãe do autor; com a terra seca da caatinga baiana, princípios do sertão do Nordeste brasileiro e as origens do pai. Nascido no contexto da pobreza, as histórias contadas apareciam como uma das formas mais consistentes de transmissão dos legados; heranças imateriais. Como seus mais velhos, Rafa torna-se um contador de histórias e passa a fazer essa ponte das tradições orais com os livros e o contexto literário. Às re-memórias e reinvenções a partir das histórias dos pais, de seus lugares de origem, misturam-se lembranças das próprias vivências do autor quando criança, pelas periferias urbanas de São Paulo, entre interior e capital. (contos; Pontes Editores e Editora Encruza; 96 páginas; R$ 50,00)

 

“Irene” 

Romance de estreia do autor, “Irene” chacoalha o mercado editorial e sua cena literária numa obra de meta-literatura que desafia muitos dos padrões vigentes. A narrativa frenética, delirante – e por que não dizer louca – sobre viver, morrer; ouvir e contar histórias. O que deveria se tornar um livro simples, “emocionante, mas normal”, sobre a avó morta em 2020, no início da pandemia, passa a ser um enorme conflito em relação com o escrever e o porquê de se escrever um livro hoje em dia. As múltiplas vozes que costuma-se ouvir em uma cabeça passam a disputar espaço a cada capítulo, fazendo com que muitos assuntos se misturem e confundam. No entanto, uma leitura disponível vai nos revelando o quanto este livro passa a ser sim sobre todas nós, em diferentes medidas. Um trabalho que aborda diversos medos e lutos; mergulhando fundo na demência e numa série de questões atuais de nossa sociedade, sobre relações entre o eu e o coletivo, a saúde e a doença, o físico e as emoções. Tudo isso sem deixar de se encontrar no humor. A história passa a ser, assim, uma saga à procura de direitos básicos, existências: direitos humanos, de vida, cidadania planetária, saúde, alegria; amor. Um verdadeiro labirinto onde o perder-se pode ser o caminho para se encontrar. O afundar nos problemas que, de repente, pode acabar na sinalização de alguma possibilidade viável de cura. (romance, Editora Encruza, 216 páginas; R$ 50,00)

 

Editora Encruza
Criada em 2022, dentro do contexto do Coletivo Cultural Comunitário Encruzilhada Estrela Dalva, além de comunitária, a editora se identifica como sendo periférica e popular. Sem seguir necessariamente os padrões de grandes editoras, ou mesmo de editoras independentes, a Encruza busca promover um espaço de interdependência, em que o foco seja múltiplo. Por um viés, esgarça todas as possibilidades editoriais em relação a gêneros e formatos de publicação, não se atendo a rótulos restritos do que quer que seja. E por outro, concentrar-se, principalmente, na publicação de vozes marginalizadas, que não costumam interessar ao mercado. Não por seu valor mercadológico, senão pela importância dessas vozes em si. A editora acredita que toda voz é importante. Assim como que toda história pode ser contada também nos livros. Logo, a Encruza promove uma crucial intersecção entre as oralidades e a forma escrita, dentre outras articulações. Com sete livros lançados, a editora prepara ao menos outros 3 ainda para 2024. Todos os rendimentos de suas vendas são reinvestidos para fomentar as publicações dessas vozes diversas, numa lida constante por distribuição de acessos e oportunidades, por um coprotagonismo editorial que reconfigura diversas chaves dos modos vigentes de se trabalhar a publicação e a distribuição de livros. Seu acervo pode ser adquirido no Sarau da Dalva e outras ações presenciais do CCCEED, bem como por contato via e-mail, além de estar em processo de ser totalmente disponibilizado no novo site do coletivo – https://www.ccceed.com.br/lojinha/

SERVIÇO

Dia – 10/04 (quarta-feira)
Hora – das 19 às 22h

Local – Sarau da Dalva – Bar do Manoel – Estrela Dalva, Av. Lafayete Arruda Camargo, 767. Parque São Quirino. Campinas.

Dia – 13/04 (sábado)

Hora – 14h às 16h

Local – Livraria Pontes – R. Dr. Quirino, 1223 – Centro, Campinas

Dia – 25/04 (quinta-feira)

Hora – 19 às 21h

Local – Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas