FAAGROH: 2° Simpósio Nacional de Agronegócios destaca inovação e qualidade
“A Faculdade de Flores apresenta, ao longo de três dias, um seminário de capacitação profissional, no campus Holambra”.
Da Redação O Regional
A Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH, criada há pouco mais de um ano, é uma realidade que, desde o início, tornou-se possível avaliar, de forma positiva e única, a atuação do campus da UniFaj no município holambrense.
O principal foco da unidade de Agronegócios é proporcionar um estudo qualificado, sempre direcionado por profissionais altamente capacitados e reconhecidos no mercado.
Além dos variados cursos oferecidos, a 1ª Faculdade das Flores do Brasil promoveu, na noite desta segunda-feira (15), a abertura do 2° Simpósio Nacional de Agronegócios em Culturas Intensivas, cujo o tema desse ano é: Floricultura – Tendências e Perspectivas Futuras.
Registrando o seu primeiro dia, centenas de alunos puderam conferir duas grandes palestras sobre gestão, inovação e tendências na floricultura.
Reitoria destaca a importância da capacitação profissional
Entre convidados, alunos e profissionais, na abertura, marcaram presença: o diretor da UniFAJ e FAAGROH, Flávio Pacetta, o coordenador da Faagroh, Geraldo Eysink, e o vice-prefeito, Fernando Capato.
Baseado no sucesso, o diretor explanou a importância do seminário. “Temos por objetivo formar profissionais com conhecimento para atuar em todas as etapas do processo de produção agrícola, desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos, respeitando o manejo e uso sustentável dos recursos naturais”, explicou Pacetta. “A FAAGROH é uma instituição que oferece cursos tradicionais num modelo inovador. Inclusive, isso traz para o aluno, que atualmente tem tanta tecnologia disponível, uma facilidade muito grande de acesso e de utilização deste sistema”, explicou. “E hoje, através desse segundo simpósio, os nossos alunos terão mais uma rica oportunidade para reforçar o aprendizado com grandes profissionais”, afirmou Pacetta.
O coordenador, Geraldo Eysink também citou a relevância das palestras. “Focando, principalmente, na formação de profissionais preparados e atuantes no mercado, mais uma vez, proporcionamos esse simpósio, apresentando o que há de inovador no segmento”, explicou. “Lembrando que essa é uma faculdade diferente de tudo o que se pode imaginar na área de agronegócio do país, aliás, sendo a primeira faculdade com estufas-escola”, destacou Eysink.
O vice-prefeito, Fernando Capato reforçou a importância das atividades. “Em nome do prefeito, Fernando Fiori, quero parabenizar, mais uma vez, a todos os profissionais, reitoria, alunos, enfim, todos que acreditaram nesse sonho, há pouco mais de um ano, e que hoje aqui estão para mais uma especialização”, frisou. “Afinal, entre todos os pontos positivos e todo o sucesso já conquistado até aqui, vale destacar que esse campus tem o intuito de formar o agropecuário de Holambra para que este possa se desenvolver no próprio município, sem precisar buscar especializações fora da cidade”, pontuou o vice-prefeito. “A Faculdade das Flores mostra o nosso potencial em inovação e capacitação em todas as esferas do agronegócio”, concluiu Capato.
Abertura do Simpósio: Qualidade e Sistemas Digitais são os destaques
Dando início às apresentações, o tema: “Padrão e Qualidade de Flores e Plantas foi conduzido pela engenheira agrônoma, Patrícia Fabiano Becheli (Veiling Holambra), com vasta experiência, há mais de vinte anos na área agrícola.
A segunda palestra foi ministrada pelo Dr. Euder de Almeida Ribeiro (Blue Think – Database Solutions), intitulada “A Gestão na Floricultura e os Sistemas Digitais”.
O diretor pedagógico da Faagroh, Ronan Machado também falou do encontro. “Esse segundo simpósio, realizado aqui no campus, é fundamental para que os alunos dos cursos de Gestão do Agronegócio e Engenharia Agronômica conheçam as principais tecnologias em gestão, controle e padrão de qualidade, além de experiências únicas das principais empresas que atuam no setor”, frisou. “Dessa maneira, já é possível notar o diferencial dos profissionais que serão formados pela FAAGROH, que já com pouco tempo se tornou referência no ensino do agronegócio no Brasil”, finalizou.
O simpósio, que contará com outros temas de capacitação, seguirá até quarta-feira (17), das 19h30 às 22h, no Campus de Holambra.
A FAAGROH
Fundada em 2017, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ), o sonho da primeira Faculdade de Flores, em território holambrense, nasceu há quase dez anos – uma ideia do prefeito Fernando Fiori de Godoy.
A FAAGROH é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e está localizada no bairro Fundão, no antigo Mini Sítio, e conta com três mil metros quadrados de área construída.