Finais da Taça das Favelas acontecem neste domingo, no estádio Brinco de Ouro
Crédito: Arquivo PMC
Evento é uma realização da Central Única das Favelas (CUFA) com o apoio da Prefeitura de Campinas e EPTV
As finais da 4 ª edição da Taça das Favelas serão realizadas domingo, dia 23 de junho, a partir de 8h, no estádio Brinco de Ouro, entre as equipes do Cafezinho e São Marcos, no feminino. Logo na sequência, São Cristovão e Vila Bela disputarão o título no masculino, com entrada de graça para o público. A Taça das Favelas é uma realização da Central Única das Favelas (CUFA) com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e EPTV, que exibirá, ao vivo, para toda a região, as duas decisões.
“Mais uma edição de sucesso e com grande representatividade para as comunidades do município. O esporte e a inclusão, unidos neste evento que sempre traz disputas de qualidade, valorizam demais a essência da Taça das Favelas. Além disso, proporciona uma grande movimentação tendo o esporte como instrumento transformador”, ressalta o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.
Com 49 comunidades inscritas, neste ano de 2024, os organizadores precisaram fazer uma pré-qualificação no torneio masculino, para emparceirar o chaveamento. No jogo extra entre Georgina e Favela do Borto, a equipe do Borto se classificou e participou da competição. A partir daí, as 32 equipes com jogadores entre 14 e 17 anos, se enfrentaram no sistema eliminatório, com o vencedor avançando. Em caso de empate, a definição ocorreu nas cobranças de penalidades máximas.
O mesmo regulamento foi aplicado no torneio feminino que teve 16 equipes inscritas, contando com jogadoras a partir de 14 anos, única exigência feita pela organização. Esta medida possibilitou a participação de várias gerações no torneio, uma das metas idealizadas quando da criação do evento. Nos demais itens, inclusive a duração dos jogos (30 minutos em cada tempo) com um total de 60 minutos, foi o mesmo aplicado no masculino.
Feminino
São Marcos e Cafezinho chegam a final com ótimo desempenho durante todo a taça e valorizam demais a busca pelo título, porque mostraram muita determinação nas semifinais. No confronto diante do Paranapanema, depois do empate em 1 a 1, no tempo normal, a vitória foi nas penalidades máximas por 3 a 2, eliminando a campeã de 2023.
Na outra partida, também muito bem disputada, o São Marcos derrotou por 1 a 0 o Parque Universitário. A equipe chega a esta decisão com a experiência de um título conquistado em 2022, sonhando em alcançar o bicampeonato.
Masculino
São Cristóvão e Bela Vista, confirmaram nas cobranças de pênaltis, presenças na decisão do torneio masculino da Taça das Favelas. Superaram Rosália e Boa Vista, nas semifinais, depois de duas partidas muito intensas e bem disputadas.
A exemplo do feminino, alcançam a possibilidade de soltar o grito de campeão com todos os méritos numa final inédita, que possibilitará ao vencedor, se qualificar para tentar o título no torneio estadual da Taça das Favelas.