Fiscalização a comércio de recicláveis prende uma pessoa e apreende fiação de cobre

Crédito: Divulgação

Força-tarefa envolveu Guarda Municipal, Polícia Civil, representantes de operadoras de telefonia, Secretaria de Urbanismo e Setec

A Guarda Municipal e a Polícia Civil deflagraram uma operação conjunta para fiscalizar comércios de recicláveis na região do Campos Elíseos em Campinas. A ação foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 19 de março. Sete estabelecimentos que vendem este tipo de material foram alvo da operação. A fiscalização envolveu também representantes de empresas de telefonia, agentes da Secretaria de Urbanismo de Campinas e Setec.

O objetivo da força-tarefa é combater receptadores de fios de cobre de origem ilícita e, assim, coibir também os furtos destes produtos.

No total, foram apreendidos cerca de 20 quilos de fiação de cobre. Dos sete estabelecimentos vistoriados, três foram autuados em R$ 4.480,00 conforme previsto pela legislação municipal que proíbe o comércio deste tipo de material na cidade de Campinas. Em um dos locais fiscalizados, um homem foi preso por receptação qualificada, pois foram encontrados fios de cobre que foram reconhecidos pela empresa de telefonia.

“Essa é uma operação muito importante porque, além de mostrar a atuação conjunta das forças de segurança, uma ação ampla com diferentes atores e responsabilidades distintas neste tipo de comércio, realizando abordagens sob vários aspectos e que, de fato, trouxe um resultado positivo, porque além da prisão também tivemos as autuações”, avalia a comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares.

O delegado Sandro Jonasson destacou o foco da operação. “Importante deixar claro que o comércio destes produtos ilícitos gera um prejuízo que não é pequeno para toda a sociedade. Quem compra o material é tão criminoso quanto quem vende. Então, nosso alvo é quem compra”, disse o policial civil.

Os sete estabelecimentos alvo da operação foram definidos previamente, em um trabalho conjunto do Setor de Inteligência da GM com o da Polícia Civil.

Denúncias sobre o comércio ilícito de fiação de cobre podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal.