Governo realiza reclassificação do Plano São Paulo e restrições são endurecidas

No início da tarde desta sexta-feira, 22, o governador do Estado João Dória anunciou a reclassificação do Plano São Paulo em todo estado. As novas restrições começam a valer a partir de segunda-feira, 25.

Isso devido ao aumento de casos e óbitos por Covid-19 em todo o Estado, o intuito é reduzir esses números, e dar um respiro nas internações em UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Além de aumentar vagas em UTI, e enfermarias, contratação de profissionais de saúde, para atuar na frente de combate a pandemia.

Endurecimento no aumento de ocupação de UTI’s de 80% para 75%, nenhuma região será reclassificada nas fase amarela e verde.

O governador, João Doria (PSDB), prometeu ainda abrir mais de 750 novos leitos para vítimas da Covid-19 até o dia 25 de fevereiro e disse que vai reativar o Hospital de Campanha de Heliópolis, na capital.

“Estamos abrindo 756 novos leitos de UTI em São Paulo e estamos reativando o Hospital de Campanha de Heliópolis para enfrentar essa segunda onda da pandemia em São Paulo e especialmente na Região Metropolitana. Serão reabertos 450 novos leitos de enfermaria e 306 de UTI em hospitais do estado de São Paulo. Como mencionei, reabriremos também o hospital de campanha no AME de Heliópolis com 24 leitos de UTI, previsto para iniciar sua operação no dia 25 de fevereiro. Se for possível, abrir antes”, disse o governador.

O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que o cancelamento das cirurgias eletivas vale para pacientes cujas vidas não dependem do procedimento cirúrgico.

“Estamos cancelando as cirurgias eletivas nos hospitais públicos e conveniados. Aqueles pacientes que precisarem das cirurgias eletivas porque tiverem de alguma forma algum risco para a sua vida, serão sim operados. Mas para aquele indivíduo que possa postergar o procedimento, a equipe médica assim o fará”, disse Jean Gorinchteyn

Além disso, o governo anunciou ainda que a quarentena no estado, cujas regras são determinadas por um plano de retomada econômica chamado Plano São Paulo, deve ficar mais dura à noite e aos finais de semana.

O estado já registra média diária de mortes por Covid-19 acima de 200 óbitos por dia há mais de 13 dias seguidos, o que não acontecia desde setembro de 2020.

Tanto os novos óbitos quanto os novos casos de coronavírus estão com tendência de alta. Na terça, SP ultrapassou a marca de 50 mil mortes provocadas pela doença.

Fase vermelha à noite e aos fins de semana

Após mais uma semana de piora nos indicadores da Covid-19 em São Paulo, a gestão João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (22) regras mais restritivas de isolamento social, e determinou que todo o estado fique na fase vermelha do plano de flexibilização econômica aos finais de semana e feriados. Nos dias úteis, a fase vermelha valerá das 20h às 6h.

Nela, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar. Bares, restaurantes e comércio não poderão funcionar.

Na capital paulista, a medida entra em vigor já no feriado da próxima segunda (25), aniversário da cidade. Para as demais regiões, será feita nos finais de semana dos dias 30 e 31 e 06 e 07 de fevereiro.

Cinco novas regiões regrediram à fase vermelha, na qual permanece Marília.

A capital paulista e a Grande São Paulo, além de outras três que estavam na amarela, passaram a ficar na fase laranja, que veta o funcionamento de bares. As demais regiões, que já estavam na laranja, não sofreram mudanças.

 

No início de janeiro, o governo fez alterações nas regras de funcionamento da fase laranja, e a tornou mais permissiva.

Desde o início do ano, o governo paulista tem feito reclassificações semanais. No final de 2020, a gestão estadual chegou a colocar o estado na fase vermelha durante as festas de final de ano para tentar evitar aglomerações e, consequentemente, os riscos de contaminação.

O Plano São Paulo prevê o rebaixamento para fases com regras mais restritivas da quarentena em regiões que apresentam grande aumento semanal de novas internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O estado já registra média diária de mortes por Covid-19 acima de 200 há mais de 13 dias seguidos, o que não acontecia desde setembro de 2020.

Tanto os novos óbitos quanto os novos casos de coronavírus estão com tendência de alta. Na terça, SP ultrapassou a marca de 50 mil mortes provocadas pela doença.

Classificação atual no estado

Vermelha – só operam serviços essenciais

  • Marília
  • Franca
  • Presidente Prudente
  • Barretos
  • Bauru
  • Sorocaba
  • Taubaté

Laranja – bares não abrem, e demais serviços funcionam com restrições de horários e capacidade

  • Grande São Paulo
  • Araçatuba
  • Piracicaba
  • Ribeirão Preto
  • São José do Rio Preto
  • Registro
  • Araraquara
  • Baixada Santista
  • Campinas
  • São João da Boa Vista

O que funciona na Fase Laranja¿

Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.

Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.

Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.

Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.

Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.

O que funciona na Fase Amarela¿

A capacidade máxima passa a ser limitada a 40% de ocupação para todos os setores. Antes, o percentual variava por setor: academias podiam operar com apenas 30% da ocupação, por exemplo.

O atendimento presencial ao público pode ser feito apenas até as 22h, em todos os setores, exceto no setor de bares, que pode funcionar até as 20h.

O horário de funcionamento passa a ser limitado a 10 horas por dia para todos os setores. Antes, o horário variava por setor.

Serviços essenciais que podem funcionar na Fase Vermelha

Farmácias

Mercados

Padarias

Açougues

Postos de combustíveis

Lavanderias

Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô

Transportadoras, oficinas de veículos

Atividades religiosas

Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.

Bancos

Pet shops

 

Comentários