Holambra realiza mutirão de combate à Dengue no dia 18
A Prefeitura de Holambra realiza no dia 18 de fevereiro, no período da manhã, mutirão de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A atividade faz parte de uma ação regional idealizada pela EPTV, afiliada da Rede Globo, que deverá envolver em um único dia mais de 300 municípios da área de cobertura da emissora.
A reunião de planejamento do mutirão regional aconteceu na manhã de terça-feira, dia 7, em Campinas, com a presença do vice-prefeito Fernando Capato e do diretor municipal de Saúde, Valmir Iglecias. Gestores e secretários de dezenas de municípios do interior do Estado também participaram do encontro, liderado pelo prefeito campineiro Jonas Donizette e pelo diretor da EPTV, Antonio Carlos Coutinho Nogueira.
Holambra integra a iniciativa pelo segundo ano consecutivo. Em 2016, mais de 80 pessoas – entre servidores municipais, representantes de entidades e moradores voluntários – participaram da mobilização.
“A parceria com a EPTV faz do Mutirão Regional uma ação diferenciada, muito mais forte. A abrangência e a credibilidade da emissora são aliados importantes no trabalho educativo de conscientização da população sobre a necessidade de prevenção e combate ao mosquito”, comentou Fernando Capato.
O objetivo do mutirão é criar um dia de envolvimento regional, com cobertura jornalística da EPTV, voltado à derrubada de possíveis criadouros do mosquito e à orientação da população sobre ações que devem ser tomadas em casa para evitar a proliferação do Aedes.
“O engajamento das pessoas e a exploração do assunto pela televisão são muito importantes para despertar nas pessoas a consciência de que a participação delas é fundamental para conter o mosquito e as doenças”, explicou Valmir, diretor municipal de Saúde.
Segundo ele, a preocupação com a Dengue é comum no período endêmico, quando o risco de contágio é maior. Mas a prevenção, ele ressalta, deve ser permanente.
“A grande maioria dos casos de dengue nasce em casa. Se não tomamos os cuidados necessários, colocamos em risco nossa família, amigos e vizinhos. A dengue e outras doenças mais sérias transmitidas pelo mosquito só podem ser combatidas se houver participação ativa e efetiva de toda a população”, explicou.
De acordo com o diretor, mais informações sobre o mutirão serão divulgadas ao longo da próxima semana. Mas ele adianta: todos os interessados poderão participar.
Matéria: ASCOM