Itapira melhora pontuação e novamente é premiada no Município Agro – Ranking Paulista
Com melhora na pontuação e subida de 17 posições em relação ao ano, passado Itapira foi novamente premiada na 5ª edição do “Município Agro – Ranking Paulista”, programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, que bonifica as melhores políticas públicas de prefeituras paulistas em prol do setor agrícola. O município ficou na 48° posição entre os municípios certificados.
“Essa melhora na posição é fruto do excelente trabalho da nossa Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntos à nossa Zona Rural. Subimos 17 posições em relação ao ranking de 2022 e recebemos uma premiação no valor de R$ 30 mil que será aplicada em ações no setor agrícola”, celebrou o prefeito Toninho Bellini.
A cerimônia de premiação aconteceu na tarde da última sexta-feira, 24, durante o evento SPAGRO, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e do secretário de Agricultura, Guilherme Piai. O prefeito Toninho Bellini esteve acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Aparecido Perentel Rostirolla e do diretor da pasta Anderson Martelli.
Criado pelo Decreto Estadual nº 64.467/2019 e regimentado pela Resolução SAA nº 15/2022, o Programa Município Agro – Ranking Paulista estimula as prefeituras a implementar e desenvolver agendas estratégicas estaduais a fim de fortalecer as gestões locais, melhorar produtividade e sustentabilidade do agronegócio de São Paulo e a investir em ações para melhorar as condições de vida das pessoas na área rural. Ao todo, mais de 100 municípios receberam bonificações do programa em 2023, num total de mais de R$ 5 milhões. Os escolhidos foram avaliados de acordo com critérios técnicos, onde mais de 60% da pontuação é decorrente de atividades de gestão, deliberados pelo Grupo de Trabalho responsável pelo projeto, no âmbito do desenvolvimento e da implantação de ações para o agronegócio. Neste ano, 292 cidades se inscreveram no Programa, sendo que 107 pontuaram por meio do Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Sedrus), segundo Fabiana Gouvea, diretora técnica da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Jaboticabal e coordenadora técnica do programa.
O secretário da SAMA disse que a certificação mostra que o município está no caminho certo quando se trata de agricultura sustentável. “Melhoramos e fortalecemos nossa produção agrícola dentro das propostas administrativas para as atividades rurais com o objetivo de melhorar a produtividade, sustentabilidade e contribuindo para que não haja o êxodo rural de nossa cidade para centros urbanos, mantendo a tradição de muitos anos”, comentou.