Maestro Carlos Lima vai a Brasília com grupo de maestros por uma nova proposta de cultura no país

Encontro será no dia 12 de setembro no Ministério da Cultura

O maestro Carlos Lima será um dos representantes da categoria que irá se manifestar favorável a uma nova proposta para a Cultura no país. O encontro será no Ministério da Cultura (MinC), em Brasília, no dia 12 de setembro e irá reunir diversos maestros pelo país.

O objetivo é fazer com que o atual governo promova uma série de medidas e mudanças que beneficiem o setor cultural brasileiro. “Queremos muito que o Ministério da Cultura leve as nossas propostas ao presidente e feche o mandato com muitas das necessidades atuais resolvidas”, comentou Carlos Lima.

O diretor artístico e fundador da Lyra Mojimiriana irá falar, por aproximadamente 20 minutos, sobre a música nas escolas e pedagogia aplicada, bem como seus impactos no ser humano, já que a instituição é referência nacional nesse sentido. “Nosso projeto é pequeno em relação a tantos outros, mas nossos indicadores comprovam a importância desse trabalho que fazemos”, diz.

Além de Carlos Lima, outros quatro expositores apresentarão casos de sucesso: Flávia Furtado e o maestro Marcelo de Jesus falarão sobre A Ópera – Manaus/Belém; o maestro Nicolau Martins terá como tema “O projeto cultural com fim social”, apresentando a Cidade da Música (Volta Redonda) e; “A Popularização da Música Sinfônica e Orquestras”, com o maestro Amilson Godoy.

O artigo 18 da Lei de Incentivo à Cultura também está na pauta do encontro e terá as participações dos maestros Amilson Godoy e Júlio Medaglia.

O mercado da Cultura vem crescendo e, proporcionalmente, foi o que mais empregou nos últimos cinco anos. “E a previsão para os próximos cinco anos é que a indústria criativa continue crescendo”, acrescenta Carlos Lima, revelando as perspectivas animadoras do setor.

 

MEDIDA PROVISÓRIA

O grupo também irá se manifestar contrário à proposta do Governo Federal de reduzir a verba destinada à Cultura e destiná-la para o setor de segurança pública. A medida provisória n° 841 foi assinada no dia 11 de junho pelo presidente Michel Temer, quando foi sancionado o projeto que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

A MP tratava sobre a redistribuição da arrecadação das loterias, tirando parte do que era direcionado ao Fundo Nacional de Cultura e direcionando para a Segurança Pública. O percentual, de 3%, poderia cair para 0,5%. A presidência da república voltou atrás na decisão e publicou uma nova MP, revogando a anterior.

A decisão não agradou o o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que se manifestou publicamente contrário à decisão. “O investimento em segurança pública é obviamente crucial neste momento crítico que o país vive. O combate à violência urbana, porém, não deve se dar em detrimento da cultura, mas também por meio da cultura, assim como do esporte e da promoção do desenvolvimento”, afirmou.

Sobre a Lyra Mojimiriana

Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino de música, a Banda Musical Lyra Mojimiriana é referência nacional e internacional neste quesito. Foi fundada em 10 de agosto de 1985, em Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo (a 160 quilômetros da capital), ganhando personalidade jurídica em 1988. Durante as mais de três décadas de atuação, já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.

A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical (ou musicalização), de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos. Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras.

Tem como parceiros, através das leis de incentivo, o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de empresas como Itaú, Renovias, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).

 

Comentários