Mogi Guaçu registra mais dois óbitos por Covid-19 e aumento de 278,9% de novos casos da doença em 15 dias

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Guaçu registrou mais dois óbitos causados por Covid-19 nos últimos 15 dias. Os óbitos foram confirmados nos dias 2 e 5 de março, sendo de uma mulher de 89 anos, com comorbidade, e de um homem de 76 anos, sem comorbidade. Os pacientes estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa e do Hospital São Franciso, respectivamente.  

Neste período, a pasta registrou também 304 novos casos da doença, totalizando 195 casos a mais em relação ao último boletim divulgado no dia 1º de março. O número representa um aumento significativo de 178,9% de novos casos registrados de Covid-19 em 15 dias.   

Entre o período de 1º de janeiro a 15 de março de 2023, o município registrou nove mortes e 2.044 casos da doença causada pela infecção do coronavírus. Ao todo, são 43.354 casos no total e, deste, 43.051 são de guaçuanos. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica (VE) de Mogi Guaçu, nesta quarta-feira, 15 de março, quatro pacientes encontram-se internados, sendo dois deles em UTI. Nenhum caso suspeito aguarda confirmação.  

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Mogi Guaçu solicitam que a população continue redobrando os cuidados de prevenção contra a Covid-19 realizando a higienização frequente das mãos com álcool em gel ou água e sabão, além do uso de máscara em locais com maior número de pessoas.  

A pasta recomenda que o esquema vacinal esteja em dia. As doses de reforço da vacina estão disponíveis nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mogi Guaçu, pois a prevenção e a vacina são as principais ferramentas de defesa contra a Covid-19.  

Bivalente 

A imunização da Pfizer Bivalente contra a Covid-19 continua para todos os idosos acima de 60 anos e de pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mogi Guaçu. A vacinação acontece em 18 postos de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30. E nas unidades da Zona Sul, Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior das 8h às 17h.  

Grávidas e puérperas 

A partir da segunda-feira, 20 de março, a Secretaria Municipal de Saúde Guaçu iniciará a campanha de vacinação da Pfizer Bivalente contra a Covid-19 para o público de mulheres grávidas e puérperas.  

Campanha  

A Secretaria Municipal de Saúde segue disponibilizando as vacinas contra Covid-19 sem a necessidade de agendamento para pessoas com idade a partir dos 12 anos. É importante ressaltar que também estão sendo imunizados os bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.   

 

Crianças entre 5 e 11 anos, que completaram o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses, podem tomar o reforço da vacina. E os bebês de 6 meses a 2 anos e 11 meses também podem ser levados aos postos de saúde para dar início à proteção contra a doença.  

 

Campanha de Vacinação contra a Covid-19  

Dose de reforço da Pfizer Bivalente  

– Pessoas a partir de 70 anos idade   

– Pessoas a partir de 60 anos idade   

– Indivíduos imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade  

  

Adultos  

– 4ª dose para pessoas a partir de 18 anos  

– 5ª dose para pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos   

– Livre demanda 1ª, 2ª, 3ª a partir de 12 anos  

  

Crianças    

Bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias   

Reforço em crianças de 5 a 11 anos de idade    

  

Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30    

UBS Centro de Saúde   

USF Hermínio Bueno  

USF Eucaliptos  

UBS Guaçu Mirim  

USF Rosa Cruz  

UBS Centro Oeste  

UBS Ypê II  

USF Ypê Pinheiro  

USF Alto dos Ypês  

USF Guaçuano  

UBS Zona Norte  

USF Zaniboni II  

UBS Zaniboni I  

USF Fantinato  

USF Santa Terezinha  

USF Chaparral  

USF Suécia  

USF Chácaras Alvorada  

  

Segunda a sexta-feira das 8h às 17h    

USF Santa Cecília  

UBS Zona Sul  

UBS Martinho Prado Júnior