Peça teatral leva conscientização sobre o combate à dengue de forma lúdica e divertida
Imagens: Divulgação Fábrica SEC
Quatro sessões do espetáculo “Dengue – O Fim da Picada e da Água Parada” foram realizadas no Sepi na última terça-feira (12)
A última terça-feira (12) foi de diversão e muito aprendizado para cerca de 900 crianças e adolescentes atendidos pelo Sepi – Serviço Espírita de Proteção à Infância, em Amparo (SP). Entre às 7h e 18h, a instituição sediou quatro apresentações da peça teatral “Dengue – O Fim da Picada e da Água Parada”.
O evento foi realizado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, com patrocínio da Unimed Amparo.
Produzido pela Lumax Produções, o espetáculo traz uma história comovente sobre a vida de Sr. Zé, um acumulador de lixo que desconhece os perigos que atrai para ele e para toda a sua vizinhança. Neste cenário, os mosquitos fêmeas Denguilse, Denguimara e Denguiane decidem fazer do quintal de Sr. Zé o seu novo lar.
Um dia, contudo, ao ouvir uma conversa entre Sr. Zé e um agente de saúde, Denguimara – a irmã do meio – descobre a verdade sobre sua espécie: por causa da presença de mosquitos na casa, o acumulador havia sido contaminado pela dengue.
A “mosquitinha” percebe, então, que pode causar sérios danos à saúde humana e decide tomar uma atitude. Denguimara se torna vegetariana e, com astúcia, elabora um plano para convencer suas irmãs a seguirem o mesmo caminho.
Juntas, as três se unem para limpar o quintal de Sr. Zé e eliminar os focos de reprodução do Aedes aegypti. De forma leve, lúdica e divertida, o espetáculo reforça a importância das medidas de prevenção à dengue e a responsabilidade de cada indivíduo na luta contra as doenças transmitidas pelo mosquito. Apesar do papel desenvolvido pelas personagens na peça, o agente de saúde traz para as crianças um importante alerta ao final do espetáculo: não existe mosquito bonzinho e, portanto, ao avistar um mosquito suspeito, procurem ajuda.
Além das três irmãs, a peça também utiliza fantoches para dar vida a outros personagens, tornando a apresentação ainda mais cativante para as crianças.
Combate à dengue
Com o início do período de chuvas e altas temperaturas, o número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como dengue, chikungunya e zika tende a aumentar.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o dia 9 de dezembro deste ano, o país registrou um crescimento de 15,8% nos casos de dengue e 5,4% no número de óbitos causados pela doença, em relação ao mesmo período do ano passado. Também houve crescimento de 1% nos casos de zika e queda de 43% no número de contaminados pela chikungunya.
Para Bruno Wellington, presidente da Fábrica, ao aprenderem sobre o combate ao Aedes aegypti, as crianças e adolescentes se tornam agentes ativos na proteção de suas famílias e comunidades.
“Quando entendem os métodos de prevenção e os hábitos que evitam a proliferação do mosquito, as crianças não apenas aplicam esse conhecimento em suas próprias vidas, mas também o compartilham com seus pais e familiares. Eles se transformam em verdadeiros multiplicadores de informação, influenciando positivamente as práticas domésticas, incentivando a eliminação de focos do mosquito e promovendo a conscientização sobre a importância de medidas preventivas. Essa transmissão de conhecimento desde a infância não só reduz os riscos de propagação da doença, mas também fortalece a cultura de prevenção e cuidado dentro das comunidades, tornando-se um passo essencial no combate à dengue e outras doenças transmitidas por vetores”, afirma.
Sobre a Unimed Amparo
A Unimed Amparo é uma cooperativa de trabalho médico que comercializa plano de saúde no interior de São Paulo desde 1990. Hoje, conta com 135 médicos cooperados, mais de 310 colaboradores e mais de 50 mil beneficiários. Sua sede administrativa está localizada na Avenida Saudade, 369, no centro da cidade de Amparo, e a abrangência de atuação atende as cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra, Socorro, Pinhalzinho e Tuiuti, no Circuito das Águas Paulista.
Sobre a Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura
Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social.
Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 50 mil pessoas pelo país.
Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.
Sobre a Lumax Produções
Com mais de 12 anos de atuação no mercado artístico, a Lumax Produções é referência em produções de espetáculos infantis, com mais 30 peças produzidas e circulando em diferentes regiões do país como Dengue- O Fim da Picada, Branca de Neve no Encantamento das Águas, Era uma vez nos contos de fadas, A Montanha Encantada, Joaninha Douradinha, entre outras. Recentemente, foi responsável pela produção do show “Hora da História ao Vivo”, protagonizado pela atriz Carla Fioroni.