Pedreira está entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado no fim de junho, considerou as três áreas monitoradas, emprego e renda, educação e saúde, 10 municípios da região estão entre as 100 cidades com os melhores índices do país.

O resultado foi obtido com base nos dados de 2016. É a análise mais recente utilizando exclusivamente estatísticas públicas oficiais, segundo o estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Ao todo, 5.471 municípios brasileiros foram avaliados, e apenas 431 tiveram alto índice de desenvolvimento, o equivalente a 7,9%.

As 11 melhores cidades da região são: Louveira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Amparo, Indaiatuba, Holambra, Itapira, Pedreira, Campinas e Valinhos. O cálculo é feito considerando um índice de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, mais desenvolvida é a cidade. Pedreira ocupa o 47º lugar no Estado de São Paulo e 77º lugar em todo o Brasil.

O estudo comparou a situação do país em 2016 com os índices de 2013, ano que antecedeu o início da recessão econômica que desempregou multidões e abalou o país, e perdeu 223 cidades na lista das com alto desenvolvimento.

Por conta da crise econômica, o IFDM destaca que o desenvolvimento das cidades brasileiras regrediu três anos no tempo, e que o equilíbrio fiscal é importante para que haja uma recuperação da condição antes da crise e “para a manutenção dos recursos que são direcionados para as políticas públicas municipais”, diz o estudo.

“A principal barreira para o desenvolvimento dos municípios é a gestão mais eficiente dos recursos. Dessa forma, acelerar o desenvolvimento no interior do país passa por uma política ampla de capacitação e aprimoramento dos gestores públicos, sobretudo nas regiões menos desenvolvidas”, diz o texto.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal existe desde 2008 e tem o objetivo de monitorar anualmente o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, considerando as diferentes realidades das cidades.

 

Comentários