Pedreira se mantém entre municípios do Estado de São Paulo com melhor avaliação no IEGM-2024

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) classificou Pedreira como uma das melhores cidades do Estado de São Paulo em Efetividade na Gestão Municipal.

O TCE atribuiu nota “B” ao Município. Essa foi a maior nota obtida por cidades no Estado de São Paulo. Apenas 78 dos 644 municípios paulistas conseguiram essa classificação. “Temos muito a fazer por nossa Cidade, mas resultados como esse, nos dão orgulho de participar de uma equipe dinâmica e competente, e a certeza que estamos caminhando no rumo certo. Este é o terceiro ano consecutivo que a Administração Municipal conquista a nota B. Parabéns Pedreira!”, enfatizou o Prefeito Fábio Polidoro.

O TCESP, que é o principal órgão fiscalizador de aplicação dos recursos públicos do Estado de São Paulo, criou o IEG-M em 2015. Com foco em infraestrutura e processos, o índice avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: Saúde, Planejamento, Educação, Gestão Fiscal, Proteção aos cidadãos (Defesa Civil), Meio Ambiente e Governança em Tecnologia da Informação.

De acordo com o Tribunal de Contas, a proposta é oferecer elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do Controle Externo e da sociedade. Os resultados obtidos também produzem informações que são utilizadas por prefeitos e vereadores na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento dos municípios.

A nota A é atribuída às cidades com resultados considerado “Altamente Efetivos”; B+ “Muito Efetivo”; B, “Efetivo”; C+, “Em Fase de Adequação”; e C, “Baixo Nível de Adequação”. Além dos 78 municípios que receberam a nota “B”, o ranking do IEG-M 2024 ainda traz 223 municípios com a nota “C+” e 343 com a nota “C”. Nenhum município atingiu a nota B+ ou A.

Na Região Metropolitana de Campinas, mais 3 (três) cidades receberam a mesma nota B de Pedreira, são elas: Paulínia, Indaiatuba e Santa Bárbara d’Oeste. No Circuito das Águas Paulista, foram apenas Pedreira e Águas de Lindóia classificadas com nota B, os municípios de Amparo, Holambra, Jaguariúna e Serra Negra receberam nota C+ e as cidades de Lindóia, Monte Alegre do Sul e Socorro ficaram com nota C.