Piracicaba abre as comemorações dos 25 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Eventos em quatro cidades incluem as celebrações dos 15 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e dos 10 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1)

A partir deste sábado (dia 24), começam as celebrações dos 25 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ). O primeiro evento será na Câmara de Vereadores de Piracicaba, das 9h30 às 12h30. Durante a solenidade, 36 membros deste colegiado receberão homenagens pela relevante atuação em prol do meio ambiente e da água.

No período da tarde, às 13h, um encontro festivo marcará o aniversário no Haras Piracicaba. Exclusivo para convidados, visa a confraternização entre autoridades, homenageados, parceiros, membros dos Comitês PCJ, representantes de entidades de recursos hídricos, órgãos gestores, diretorias atuais e antigas dos Comitês PCJ, além de colaboradores da Agência das Bacias PCJ.

A programação também vai enaltecer os 15 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e os 10 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1). No total, além de Piracicaba, os eventos ocorrerão nas cidades de Itapeva (MG) – próxima de Camanducaia, parcela mineira das Bacias PCJ –, Jundiaí e Analândia, cidades no interior de SP. No site www.pcj25anos.com.br é possível acessar todas as informações.

ITAPEVA

O seminário “O Histórico dos Comitês PCJ e retrospectiva do CBH-PJ1″ resgatará os trabalhos já realizados nestes últimos 10 anos do CBH-PJ1 e anunciará os planos de atividades da nova diretoria. Agendado para 1º de dezembro, das 8h30 às 11h30, será no Vale Suíço Resort (Rodovia Fernão Dias, km 931, s/n – Bairro Monjolinho), em Itapeva (MG).

JUNDIAÍ

Para apresentar as ações e desdobramentos do projeto de macrodrenagem do Rio Jundiaí, divulgar os avanços, a história e os próximos passos sobre a alteração da classe de qualidade deste manancial, o seminário “Conquistas e Desafios da Bacia do Rio Jundiaí” reunirá várias autoridades na Câmara Municipal local (R. Barão de Jundiaí, 128 – Centro), no dia 6 de dezembro, das 9h às 13h.

ANALÂNDIA

Continuando a programação, o plantio simbólico de mudas reforçará o Projeto Nascentes Analândia, priorizado no âmbito da Política de Mananciais PCJ, conforme Deliberação dos Comitês PCJ nº 284/2017, de 15/12/2017. A abertura será às 9 horas do dia 8 de dezembro, no Centro Comunitário Educacional e Cultural “Dirceu Mancini” (Rua Quatro, nº 732, Centro).

Após o plantio na Fazenda São Francisco, todos os convidados retornarão ao Centro Comunitário de Analândia para conhecer as diretrizes do projeto, definido para desenvolver a adequação ambiental de propriedades rurais e, em específico, o planejamento da restauração ecológica. Explanações sobre os trabalhos que envolvem os Comitês PCJ encerrarão o dia.

O prefeito de Piracicaba e atual presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri, agradece a todos pela participação ativa neste período histórico, inclusive “aos que já partiram, mas deixaram seus legados. Aproveito para convidar quem se sente motivado a se juntar a nós para continuarmos esse trabalho tão importante. Obrigado a todos e que venham mais 25 anos”.

HOMENAGEADOS

As seguintes pessoas serão homenageadas em Piracicaba pelas suas ações nos 25 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ): Sebastião Vainer Bosquilia, Cecília de Barros Aranha, Domênico Tremaroli, Astor Dias de Andrade, Adilson José Rossini, Waldemar Bóbbo, Francisco Antonio Moschini, Dejanira de Franceschi de Angelis, Petrus Bartholomeus Weel, João Primo Baraldi, Michele Consolmagno, Luiz Antonio Carvalho e Silva Brasi, Harold Gordon Fowler (in memoriam), Sérgio Rocha Lima Diehl, Nilton Piccin, André Elia Neto, José Luiz Cabral, Jorge Antonio Mercanti, Hugo Marcos Piffer Leme, Luiz Roberto Moretti, Marcos César Prado, Maria Aparecida Ribeiro Germek, Homero Scarso, Marcelo Poci Bandeira, Roberto Mario Polga, Paulo Henrique Pereira, José Rodolfo Penatti, Francisco Carlos Castro Lahóz, José Carlos Zambone, José Maria do Couto, José Roberto Fumach, Adriana Angélica Rosa Vahteric Isenburg, Raquel Junqueira Costa, Luiz Alberto Buschinelli Carneiro, Cláudia Grabher e Paulo Roberto Szeligowski Tinel.

SOBRE OS COMITÊS PCJ

Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) —  são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas.

O objetivo desses colegiados é promover debates e estabelecer metas e ações para o gerenciamento dos recursos hídricos compreendidos em sua área de abrangência, um total de aproximadamente 15,3 mil km², sendo 92,45% no Estado de São Paulo e 7,55% no Estado de Minas Gerais, onde estão situadas as nascentes dos Rios Jaguari e Atibaia, que formam o Rio Piracicaba, assim como as nascentes do Rio Camanducaia.

A região das Bacias PCJ é formada por cerca de 5,7 milhões de habitantes e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 14% do PIB de São Paulo. Engloba um expressivo parque industrial e uma agricultura diversificada, com cana-de-açúcar, pastagens e culturas irrigadas como flores e morangos.

Os Comitês PCJ abrangem 76 municípios (71 paulistas e cinco mineiros) e são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil. Sua gestão é descentralizada e participativa, e busca a convergência das decisões desses colegiados como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.

Serviço:

Eventos em quatro cidades celebram os 25 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), 15 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e os 10 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1). A programação completa está no site www.pcj25anos.com.br.

 

Comentários