Por que alguns gatos preferem água corrente ao invés de uma tigela cheia?

É interessante observar que muitos gatos têm uma preferência por água corrente em vez de água parada em uma tigela. Embora não haja uma resposta definitiva para essa preferência, existem algumas teorias que podem ajudar a explicar esse comportamento.

 

Uma teoria é que os gatos têm uma preferência instintiva por água corrente devido à sua origem como caçadores na natureza. Como a presa tem cerca de 70% de hidratação, não era necessário ficar tomando água. Alem disso, a água corrente é mais provável de ser fresca e limpa, evitando a estagnação e potencial contaminação e a torneira pode imitar os riachos naturais onde os felinos selvagens costumavam beber água. Essa preferência por água corrente pode estar enraizada em seu instinto de buscar água segura e evitar água estagnada que poderia estar contaminada.

 

Outra teoria sugere que a preferência por água corrente pode estar relacionada à sensibilidade dos bigodes dos gatos. Os bigodes são órgãos sensoriais altamente sensíveis que os ajudam a detectar movimentos e vibrações ao seu redor. Quando um gato bebe água de uma tigela, seus bigodes podem tocar nas bordas, causando desconforto. A água corrente elimina esse problema, permitindo que os gatos bebam sem que seus bigodes sejam incomodados.

 

Caro leitor, importante ressaltar que nem todos os gatos têm essa preferência por água corrente e que as preferências individuais podem variar. Alguns gatos ficam perfeitamente satisfeitos em beber água de uma tigela. Importantíssimo também lembrar que não se deve oferecer água da torneira, pode-se usar filtros de torneira ou ainda a água filtrada em fontes próprias para animais.

 

Embora essas teorias possam ajudar a explicar a preferência por água corrente em gatos, é necessário mais estudo científico para fornecer uma resposta definitiva. Cada gato é único, e é importante observar e atender às preferências individuais de cada animal.