Prefeitura decreta situação de emergência em saúde pública por dengue em Artur Nogueira

Saúde anuncia ações de prevenção à doença e combate ao mosquito transmissor

Na última sexta-feira (15), a Prefeitura de Artur Nogueira decretou situação de emergência devido ao aumento exponencial dos casos de dengue no município.

O decreto nº 031/2024 autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia para fortalecer as ações dos agentes de saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e outras arboviroses, como a Chikungunya e a Zika.

Dentre as ações assistenciais previstas, está a aquisição urgente de insumos e materiais necessários para o controle vetorial, além da garantia da assistência à saúde dos pacientes afetados pela dengue.

Ademais, o decreto possibilita a contratação ou ampliação de serviços relacionados à assistência médica dos pacientes atingidos pela doença. Isso inclui a contratação temporária de profissionais da área da saúde e a execução de horas extras por parte dos servidores municipais, visando atender às demandas geradas pela situação de emergência em saúde pública.

PACOTE DE AÇÕES

A Prefeitura de Artur Nogueira, em conjunto com a Secretaria de Saúde, também implementou uma série de medidas enérgicas para conter a propagação do mosquito Aedes aegypti e prevenir casos de dengue na cidade.

Dentre as ações, está o atendimento por telemedicina. Esse serviço proporciona o acompanhamento adequado para pacientes suspeitos ou contaminados, onde profissionais da saúde monitora a evolução dos casos e fornece orientações específicas conforme necessário.

O Pronto Socorro agora conta com um plantão médico e uma ala exclusiva para tratamento da dengue, proporcionando atendimento ágil e eficaz para casos suspeitos da doença. O objetivo é aliviar a demanda no PS e garantir um acompanhamento mais direcionado aos pacientes.

Além disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti ampliou o horário de funcionamento, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, com equipe médica disponível. Essa medida oferece uma alternativa de atendimento para casos menos urgentes de dengue, contribuindo para uma distribuição mais equitativa dos serviços de saúde.

Para o secretário de Saúde, Amarildo Boer, essas iniciativas, somadas aos mutirões, fumacê e campanhas de conscientização, refletem o compromisso da Prefeitura em enfrentar o desafio da dengue com seriedade e determinação.