Prefeitura promove ações preventivas pela saúde do homem durante todo o mês

O que antes era direcionado apenas à prevenção contra o câncer de próstata, tornou-se agora uma ampla campanha em prol da saúde masculina e temos o “Novembro Azul”, mês em que a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna convida os homens e seus familiares, incluindo especialmente as namoradas, esposas e companheiras a participarem da conscientização, fazendo com que a maioria deles venha participar das ações organizadas para o mês inteiro.

Dessa vez, e daqui para frente, segundo a secretária de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a cor azul também está associada ao combate ao diabetes, outra doença que afeta a saúde do homem com frequência. O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, após ter sido oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007.

Dentre os objetivos da campanha mundial estão: incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações. Portanto, neste mês de novembro a Secretaria de saúde promoverá ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes em Jaguariúna. No Brasil, a Campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Tudo será feito por meio do SUS – Sistema Único de Saúde: tanto para prevenção e combate ao câncer de próstata quanto para o diabetes. Portanto, ao longo deste mês de novembro os interessados podem solicitar exame de PSA para pacientes acima de 50 anos e para aqueles que tenham mais de 40 anos com histórico de câncer de próstata na família.

As ações preventivas também abordarão a prevenção ao diabetes, tabagismo, sedentarismo e mudança de estilo de vida. Haverá ainda testes rápidos para DST/Aids, encaminhamento para Grupos de Caminhada e incentivo à consulta médica para outros exames. Confira:

– De 6 a 20 de novembro, na UBS (unidade Básica de Saúde) da Vila Miguel Martini será realizada busca ativa de sintomático respiratória com coleta de exame BK (tuberculose), além de testes de glicemia capilar para detectar diabetes. Basta que o interessado compareça e solicite esses exames.

– Dia 09/11, das 9h às 19h, na UBS Fontanella – Ações em prol da saúde integral do homem com vacinação, aconselhamento sobre DST/Aids, aferição de pressão arterial (PA), de glicemia e oferta de testes rápidos.

– 14/11 (Dia Mundial de Combate ao Diabetes), na UBS da Vila 12 de Setembro a equipe multiprofissional vai trabalhar com os pacientes os temas dieta e diabetes. Na ocasião, a nutricionista do Centro Universitário Jaguariúna (UniFAJ), Natália Conessa Ortega, e a Enfermeira Rosa Alice, coordenadora de Estágios, que darão orientações sobre como conviver com o problema tendo uma vida normal.

– 14/11, no Parque dos Lagos, será realizada a “Caminhada Azul”, iniciativa que busca promover a conscientização e divulgação dos cuidados que devemos ter para conviver com a doença ou evitar que venhamos a ter diabetes.

– 16/11, na UBS Central, das 8h30 às 10h30, a equipe multiprofissional promoverá uma Roda de Conversa sobre câncer de próstata e a saúde do homem em geral.

– Dia 16/11, às 11h, na UBS Fontanella – ação do Dia D de Prevenção à Diabetes, com participação da Dra. Flávia Schimidt, médica da rede municipal de Saúde.

– Dia 17/11, às 9h, na UBS Florianópolis – Roda de Conversa sobre Diabetes Mellitus, promovida pela equipe multiprofissional.

– Dia 22/11, às 9h, na UBS do bairro Guedes – Roda de Conversa abordando o câncer de próstata e recebimento de solicitações dos exames pertinentes à saúde do homem, incluindo o exame de PSA (coleta de sangue específica para detectar vestígios de câncer de próstata), promovida pela equipe multiprofissional.

– Dia 22/11, às 14h, na UBS da Vila Miguel Martini – Palestra sobre prevenção ao câncer de próstata.

– Dia 23/11, às 9h, na UBS Roseira de Baixo: grupo de orientação sobre a prevenção do câncer de próstata, atividade laboral e orientação nutricional.

– Dia 23/11, às 10h, na UBS Roseira de Baixo, Ações de Saúde Integral do Homem: conversa sobre sintomatologia do câncer de próstata, pênis e testículos.

– Dia 23/11, às 9h, na UBS Florianópolis – Roda de Conversa sobre câncer de próstata e a saúde do homem com a equipe multiprofissional abordando o tema de todas as palestras do Planejamento Familiar.

– Dia 24/11, às 8h, na UBS da Vila 12 de Setembro – Roda de Conversa sobre câncer de próstata e a saúde do homem com a equipe multiprofissional abordando o tema de todas as palestras do Planejamento Familiar.

Matéria: ASCOM

 

Comentários