Professores das secretarias municipais de Cultura e de Esportes e Lazer participam de treinamento no NAECAP

Na sexta-feira, 25 de fevereiro, professores das secretarias municipais de Cultura e de Esportes e Lazer da Prefeitura de Pedreira, estiveram participando de uma capacitação junto aos profissionais do NAECAP – Núcleo de Atenção Especial à Criança e Adolescente de Pedreira – com objetivo de trabalhar com crianças que possuam TEA – Transtorno do Espectro Autista.

A palestra foi ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Diovan Cruz, contando com o apoio das demais profissionais de Terapia Ocupacional, Fonologia, Piscopedagogia, Psicologia e Psicoterapia Infantil. “O NAECAP presta atendimento a 93 crianças com diagnóstico fechado e possuímos mais 30 crianças em avaliação”, destacou o Dr. Diovan Cruz.

Para o secretário de Esportes e Lazer Valdir Carlos Volpato, as informações passadas pelos profissionais do NAECAP são de grande importância, pois irão auxiliar os professores do Projeto Pro Esporte no atendimento as crianças e jovens com TEA. “Possuímos 12 modalidades esportivas diferentes com aulas sendo ministradas gratuitamente nas quadras poliesportivas do Município, de segunda-feira ao sábado, e com mais este treinamento todos os profissionais esportivos estarão aptos a atender as crianças com qualidade e carinho que elas merecem”, concluiu o secretário Patão.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por comprometimentos nas relações sociais, dificuldades de comunicação (tanto verbal quanto não verbal), comportamentos estereotipados (bater os braços, se agitar, reproduzir sons, girar sobre si próprio, etc.) e interesses reservados. Entretanto, é um transtorno do neurodesenvolvimento com comprometimento que podem ser do leve até dificuldades de interagir ou mesmo de se comunicar.

“Em nome de todos os profissionais da área da Cultura, quero agradecer aos profissionais do NAECAP, ao prefeito Hamilton Bernardes e ao vice-prefeito Fábio Polidoro, pela viabilização deste importante treinamento aos nossos professores do Centro Cultural, será de grande valia no atendimento das crianças com o Transtorno do Espectro Autista”, ressaltou na ocasião o secretário municipal de Cultura João Paulo Nascimento.

 

Comentários